quarta-feira, 6 de março de 2024

O Pecado e Seus Resultados - Lição 8


 

INTRODUÇÃO:

Sem entender o que é pecado e quais são as consequências do pecado, jamais entenderemos o que Cristo veio fazer neste mundo, jamais apreciaremos a obra de Cristo e também jamais sentiremos necessidade de Cristo.

I. O QUE É PECADO?

A) I João 3.4
Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei”. 1 João 3:4

B) Tiago 4.17
Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado”.
Tiago 4:17

C) Observando-se os versículos acima, poderíamos classificar o pecado em dois grupos: “ativos” e “passivos”. Pecado ativo é o mal que eu pratico, pecado passivo é o bem que eu deixo de praticar.

D) Na língua grega “pecado” é literalmente “errar o alvo”.


E) Vocabulário: Gálatas 5.19-21 – As obras da carne:

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus”.
Gálatas 5:19-21

I - Pecados decorrentes do uso indevido da sexualidade:

  • Imoralidade sexual ou Prostituição
  • Impureza
  • Libertinagem ou Lascívia

II - Pecados que ocorrem devido a uma expressão inadequada ou indevida da fé:

  • Idolatria
  • Colossenses 3.5 – diz que o amor ou dinheiro ou avareza é idolatria.
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria”.

  • Feitiçaria – bruxaria, encantamentos; uso de objetos destinados a predizer o futuro como: “jogo de búzios”, leitura das mãos ou cartas; rituais e “trabalhos” ou “despachos”; invocação de poderes ocultos, rituais secretos ou sinais esotéricos para obter o controle dos poderes sobrenaturais, etc.
  • Deuteronômio 18.9-14 nos diz o que Deus pensa sobre estas práticas.
Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam.
Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos.
O Senhor têm repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês.
Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus.
As nações que vocês vão expulsar dão ouvidos aos que praticam magia e adivinhação. Mas, a vocês, o Senhor, o seu Deus, não permitiu tais práticas”.

Saul tentou consultar o profeta Samuel, após este ter morrido, e a Bíblia diz que Deus puniu Saul por isto – 1 Crônicas 10.13,14.
Saul morreu porque foi infiel ao Senhor; não guardou a palavra do Senhor e chegou a consultar uma médium em busca de orientação, em vez de consultar o Senhor. Por isso o Senhor o entregou à morte e deu o reino a Davi, filho de Jessé”.

Um rei de Israel também tentou fazer uso destas coisas e foi punido – 2 Crônicas 33.1-2,6,11.

Manassés tinha doze anos de idade quando começou a reinar, e reinou cinqüenta e cinco anos em Jerusalém.
Ele fez o que o Senhor reprova, imitando as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas”.

Chegou a queimar seus filhos em sacrifício, no vale de Ben-Hinom; praticou feitiçaria, adivinhação e magia, e consultou médiuns e espíritas. Fez o que o Senhor reprova, provocando-o à ira”. 2 Crônicas 33:6

Por isso o Senhor enviou contra eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés, colocaram-lhe um gancho no nariz e algemas de bronze, e o levaram para a Babilônia”. 2 Crônicas 33:11

III - Pecados que ocorrem em função do fracasso nos relacionamentos interpessoais (entre pessoas), ou causam o fracasso nos relacionamentos interpessoais:

  • Ódio ou Inimizade
  • Discórdia ou Porfia
  • Ciúmes
  • Ira
  • Egoísmo
  • Dissensões
  • Facções
  • Inveja

IV. Pecados decorrentes da falta de domínio próprio, aos vícios:

Embriaguez ou Bebedices
Orgias ou Glutonarias


Apocalipse 21.8 – Mais uma lista onde são mencionadas pecados específicos.

Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte". Apocalipse 21:8

Mentira – Provérbios 12.22
O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade”. Provérbios 12:22

1 Coríntios 6.9-10 – Mais uma lista que cita especificamente vários pecados.
Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus”. 1 Coríntios 6:9,10

Adultério


Homossexualidade Passiva ou Efeminação

Homossexualidade Ativa ou Sodomia


Roubo (Ladrão)

Trapaceiros ou Roubadores


II. QUEM É CULPADO DE PECADO?


A) Romanos 3.23; 1 Reis 8.461 João 1.10; 1 João 1.8.

..pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” Romanos 3:23

"Quando pecarem contra ti, pois não há ninguém que não peque, e ficares irado com eles e os entregares ao inimigo, que os leve prisioneiros para a sua terra, distante ou próxima”;

Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós”.
Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós”.

B) Até mesmo grandes e respeitáveis homens de Deus já pecaram.
Pedro (negou a Jesus - Mateus 26.69-75).
Davi (cometeu adultério com Bate-Seba - 2 Samuel 11.2-4);
Moisés (Pecou por incredulidade - Números 20.12);
E você? Você é um pecador? Certamente.


III. QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO?

A) Destrói a vida humana – Gênesis 1.31; 3.8, 16-19.



Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim”. Gênesis 3:8

B) Provoca ira e profunda tristeza em Deus – Gênesis 6.5-7.

O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.
Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra; e isso cortou-lhe o coração.
Disse o Senhor: "Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os animais grandes, os animais pequenos e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito". Gênesis 6:5-7

C) O pecado separa o homem de Deus – Isaías 59.1-2; 1 João 1.5,6; Efésios 2.1-3; 5.5,6.

Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá”. Isaías 59:2




D) Gera a morte – Romanos 6.23Tiago 1.13-15.
Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Romanos 6:23

Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.
Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte”.




E) Destino eterno em completo horror e sofrimento – 2 Tessalonicenses 1.8-9; Mateus 13.41,42; Mateus 25.30, 41, 46; Apocalipse 20. 10-15.


Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder”. 2 Tessalonicenses 1:8,9

Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo”. Apocalipse 20:15


IV. O QUE ACONTECE DEPOIS DA MORTE?



A) Jesus falou sobre um lugar onde aparentemente os mortos aguardam o julgamento antes de que o “hades” (grego: morada da morte) seja lançado no lago de fogo – Lucas 16.22-26.

"Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado.
No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.
Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’.
"Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento.
E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem’”.

B) Purgatório (aquela idéia de que existe um lugar onde todos os mortos sofrem a punição durante um determinado tempo, para serem purificados) não é um ensino da Bíblia.

C) Reencarnação também não é um ensino proveniente da Bíblia, pelo contrário, a Bíblia diz que cada homem (pessoa) morre apenas uma vez – Hb 9.27.

Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo”, Hebreus 9:27




APLICAÇÃO:
A consequência mais grave do pecado é a condenação eterna e a definitiva separação de Deus.




E todos já pecaram, não importa quem somos ou quanto de bom temos feito, merecemos a justa retribuição pelos nossos pecados. Portanto precisamos de reconciliação e esperança antes de morrermos nessas condições, e isso com máxima urgência.


Vídeoaula 1



Videoaula 2




Videoaula 3




Muito bem!

Vamos ao Exercício!




Lição em PDF - Clique abaixo.









Slides dessa aula - Clique abaixo.





PRÓXIMA AULA




Nenhum comentário:

Postar um comentário