sábado, 27 de junho de 2015

AS DIVISÕES LITERÁRIAS DA BÍBLIA - O NOVO TESTAMENTO

 O NOVO TESTAMENTO

O Novo Testamento é o nome da segunda divisão principal da Bíblia.

Seus vinte e sete livros contêm a nova aliança ou testamento que Deus fez com todos os homens através de Cristo (Mateus 28:18-20).

O seu conteúdo trata principalmente da salvação e da igreja de Jesus com relação ao homem moderno.

Os vinte e sete livros também estão divididos em quatro partes principais.


Veja o gráfico abaixo.


A VIDA DE CRISTO – OS EVANGELHOS

            Os quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) são o registro da vida de Jesus: seu nascimento, ensinamentos, trabalho, crucificação, sepultamento e ressurreição dentre os mortos.
Registram também suas instruções aos apóstolos sobre os trabalhos que fariam no futuro. Estes livros foram escritos principalmente “para que creais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:31).

HISTÓRIA DA IGREJA

            Os Atos dos Apóstolos fazem o registro do estabelecimento, da organização e divulgação da igreja que Jesus prometeu edificar (Mateus 16:18). Os Atos mostram especificamente o que os apóstolos pregaram e como pessoas foram salvas e integradas na igreja.

AS CARTAS

Estas primeiras cartas de Paulo foram escritas a várias pessoas e igrejas. Elas contêm instruções sobre a organização, o culto, a missão, e a vida da igreja. Hebreus, Tiago, Pedro, João e Judas escreveram outras cartas a congregações em geral, contendo o mesmo tipo de instruções que se encontram nas epístolas de Paulo.

PROFECIA

O apóstolo João escreveu o livro de Apocalipse, registrando visões das coisas futuras. Este livro grandemente simbólico contêm muitas figuras de linguagem que exigem um estudo cuidadoso.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário