sábado, 16 de março de 2024

Batismo - Verdades além das águas - Introdução - Lição 1


Algumas Coisas Preliminares

Videoaulas com o Prof. Randy Short

Aula 1



Aula 2



Aula 3



Introdução:

Este curso desafiará suas crenças a respeito do seu batismo, como nenhum outro curso jamais fez. Você terá que tomar uma decisão. 

Devo continuar acreditando no que me foi ensinado ou devo mudar e aceitar o que a Bíblia ensina?

Este curso é baseado exclusivamente na Bíblia. A verdade é que nem todos os ensinos sobre o batismo no mundo religioso de hoje podem estar certos, pois a Bíblia tem um só ensinamento sobre o batismo. 

Cada aluno deste curso tem que tomar uma decisão prévia. 

Você acredita no que a Bíblia diz sobre o batismo ou você acha que temos o direto de mudar os ensinamentos para hoje? 

Você acredita que há um só padrão de fé e prática para todos os discípulos hoje ou você acredita que há múltiplas verdades sobre este e outros assuntos? 

Este curso é para você, se você acredita que a Bíblia tem um só padrão de fé e comportamento para todos os que se chamam cristãos hoje.

Como vamos chegar a um acordo sobre o verdadeiro ensinamento a respeito do batismo? 

Você vai aceitar o que a Bíblia ensina sobre o batismo ou o que a sua igreja ensinou? 

Sei que você acredita que sua igreja ensina a verdade sobre o batismo. Eu espero que a igreja que você frequenta ensine exatamente o que a Bíblia diz. 

Eu não conheço sua igreja, mas na minha experiência com as igrejas em geral, há muitos ensinamentos variados sobre o batismo, e muitas vezes eles são contraditórios.

É interessante que em todos os ensinamentos sobre o batismo na Bíblia, você não vai encontrar ninguém questionando como deve ser batizado ou por que deve ser batizado. Os apóstolos, profetas e evangelistas simplesmente afirmavam que o batismo era assim, e o ouvinte aceitava. 

Eles construíram a doutrina da igreja inspirados pelo Espírito Santo de Deus e não houve brecha para dúvidas.

Hoje, com tantas igrejas ensinando coisas diferentes, há bastante confusão sobre o assunto. Esta confusão leva as pessoas a questionar o batismo: Como deve ser feito o batismo? 

Aspersão com água?

Derramamento de água? Imersão em água? 

Por que alguém deve ser batizado? Será que tem que ser batizado? E se uma pessoa tem que ser batizada, quem deve batizá-la? 

Quem pode ser batizado e quem não deve ser batizado? Se a pessoa não entendeu o que a Bíblia diz sobre o batismo antes de ser batizada, o seu batismo foi válido? 

Às vezes, para ver e entender a verdade sobre um assunto, precisamos primeiro desconstruir o que foi ensinado erroneamente.

De novo, a base do nosso estudo não é o credo de nenhuma igreja, mas sim a Palavra de Deus. Nós temos um cânone bíblico fechado há quase 2.000 anos. Não precisamos de mais nada.

Paulo escreveu o seguinte para Timóteo: 2 Timóteo 3:16-17 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

Isto quer dizer que nas Escrituras inspiradas por Deus nós temos tudo que precisamos para sermos perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra. Não precisamos de mais nada, ou então Paulo estava errado.

Pedro disse o seguinte para os seus leitores e para nós: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis  coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.” 2 Pedro 1:3-4

Precisamos mais alguma coisa para ter vida e piedade? Pedro disse há 2.000 anos atrás que já recebemos o conhecimento completo. Você vai acreditar em Pedro ou ainda precisa de mais revelações?

Judas falou às pessoas que receberam sua carta coisas que nós também precisamos saber: “Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.”

Judas 1:3 A fé (acerca da nossa salvação em comum) foi entregue aos santos de uma vez por todas há 2.000 anos atrás, e só nos resta defender aquelas verdades. Não temos que ficar procurando revelações modernas.

Temos que defender o que já temos há 2.000 anos. Algo mudou nestes anos? Podemos mudar a lei de Deus? Bem, os ensinamentos das igrejas mudam – mas jamais devemos mudar o ensinamento de Deus, e sempre foi assim.

Moisés, há cerca de 3.500 anos atrás, disse ao povo de Israel : Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR, Deus de vossos pais, vos dá. Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que eu vos mando.” Deuteronômio 4:1-2 

Ele falou sobre a lei e a aliança do Povo de Deus naquela época, mas isto estabelece uma regra para todos os tempos.

O sábio escreveu em Provérbios 30:5-6: “Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.”

Quando alguém acrescenta, está acrescentando ideias humanas.

Veja o que o profeta Jeremias falou sabiamente sobre isto: “Eu sei, ó SENHOR, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos”. Jeremias 10:23 Não cabe ao homem ficar decidindo estas coisas. Deus já falou o que ele quer.

Jeremias também expôs mais adiante porque isto é verdadeiro: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?” Jeremias 17:9 Ainda, outro sábio também explicou: Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”. Provérbios 14:12 

Não podemos confiar em nosso próprios passos e corações. Só Deus que nos criou é sábio o suficiente para determinar nossos passos.

Alguém pode dizer: “Mas espere aí! Tudo isso é do Antigo Testamento e da Antiga Aliança. Nós temos uma Nova Aliança para seguir.” Isso é verdade, mas o princípio que devemos respeitar o que Deus falou, e não alterar foi estabelecido para toda a lei de Deus em todas as épocas.

Se você está querendo um ensinamento tomado direto da Nova Aliança, de Cristo Jesus, então vamos lá: o Novo Testamento também fala que o homem não deve acrescentar nada. 

Por exemplo, Paulo escreve em 1 Coríntios 4:6: “Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro.” Não vá além do que está escrito, Paulo está dizendo.

O que o apóstolo João disse em Apocalipse se parece muito com algo que Moisés falou (em Deuteronômio 4:1-2) – em Apocalipse 22:18-19, João escreveu: “Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.

Desde o início da Bíblia, cerca de 3.500 anos atrás, passando por todo o Antigo Testamento, até o final do Novo Testamento e terminando a Bíblia, o que é que encontramos? Não acrescente nada nem tire nada da Palavra de Deus. O que a Bíblia ensina sobre o batismo deve ser nossa crença, prática e nosso ensino para os outros, sem acrescentar nem tirar nada.

Obviamente isto não se aplica somente quando o assunto é o batismo. Não devemos acrescentar nada a qualquer assunto sobre o qual Deus já falou.

Às vezes as pessoas falam que “Deus me revelou isto e aquilo” ... é uma fala perigosa! Deus revelou sua vontade aos apóstolos e profetas 2.000 anos atrás, eles a registraram e cabe a nós ler, crer, praticar e ensinar. 

Paulo diz o seguinte na sua carta aos Efésios 3:3-5: “Pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente; pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo, o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito”. Nós temos a revelação de Deus por escrito e podemos entendê-la.

Nós já temos nossa lei. As escrituras destes apóstolos e profetas são tudo que precisamos; são a nossa lei. Paulo disse em 1 Coríntios 9:21: Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei.” 

Neste contexto ele está falando sobre direitos que ele tinha e dos quais abriu mão para poder ganhar o máximo de pessoas para Cristo. Ele também identifica uma coisa da qual jamais abriria mão: a lei de Cristo. “Debaixo da lei de Cristo”, Paulo diz. Sim nós temos a lei de Cristo e devemos ser obedientes a ela e nunca pensar em ir além dela, ou acrescentar ou adicionar algo a ela.

Tiago chama esta lei assim em Tiago 1:25: “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” A lei perfeita, que não precisa da ajuda do homem com novas revelações. Esta é a lei da liberdade, através da qual podemos ser libertos. João 8:32

Olhe o contexto em que Tiago escreveu o que vimos no versículo 25. “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.” Tiago 1:22-25 

Nós temos uma lei. Não devemos acrescentar nem tirar nada dela. Esta lei é perfeita, portanto não precisamos colocar nem pôr nada. Aqui Tiago conclui: Não adianta conhecer estas verdades se não nos tornarmos praticantes.

Depois ele exorta ainda em Tiago 2:12: “Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.” 

Devemos obedecer a esta lei da liberdade porque seremos julgados conforme o nosso procedimento em acordo ou desacordo com a lei. O que esta lei disse sobre o batismo é o que devemos crer, praticar e ensinar. É o que vamos ver nestes estudos.

Vamos tomar cuidado para não cair no pecado da presunção. Presumir que sabemos o que agrada a Deus sem Deus ter falado é mais do que perigoso!

É pecado; é uma grande transgressão! 

O salmista Davi disse no Salmo 19:13: “Também de pecados de presunção guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim; então serei perfeito, e ficarei limpo de grande transgressão.” (PJFA)

Sim, a presunção é um pecado quando se trata das coisas de Deus. Será que podemos dizer: “Ah, Deus não se importa com isto. Pode ser por imersão, por aspersão ou com derramamento de água na cabeça”? Como podemos dizer “Eu sei que Deus gosta disso”, quando ele não se revelou

a esse respeito? Nossos pensamentos são inferiores aos de Deus. Deus mesmo disse através de seu profeta Isaías, em Isaías 55:8-9: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Nós podemos saber a vontade de Deus somente através da revelação escrita de Deus. Qualquer coisa além disto é especulação e pecado.

Surpreendentemente, o homem muitas vezes presume que pode agir, ensinar e proceder de forma diferente do que o Senhor escreveu, e ainda ousa dizer que é a vontade de Deus. 

Na tentativa de justificar a ação humana, para acalmar a sua própria consciência e silenciar o apelo interior de se submeter à Palavra de Deus, é comum escutarmos frases como estas:

• “Deus é nosso Pai Celestial. Ele me ama! Ele não quer que eu seja feliz? Eu sei que meu Pai quer que eu faça isso, porque isso me vai me fazer feliz!”

• “Deus pode ter sido rigoroso no Antigo Testamento, mas no Novo Testamento estamos sob um sistema de graça. Portanto, não estamos em cativeiro para nos preocupar em manter todas as leis perfeitamente. Não precisamos ficar nos preocupando com essas observações tediosas e detalhadas.”

• “Você realmente acha que Deus me mandaria para o Inferno só por fazer ou ensinar isso? Deus iria mesmo me condenar por esse único pecado? O meu Deus não é assim!”

• “O que há de tão ruim em fazer isso? Ninguém vai ser prejudicado se fizermos assim.”

Essas perguntas comuns incorporam o próprio espírito de presunção, porque deixam de lado o que Deus disse em favor da racionalização do homem. 

O verdadeiro servo de Deus se aproximará ao máximo do que Deus inspirou os homens a escrever na Bíblia. Quanto mais alguém se esforça para se afastar das palavras claras das Escrituras, mais se revelam os segredos e intenções do seu próprio coração.


Conclusão

Nós vamos conhecer o que Deus pensa sobre o batismo de acordo com o que está escrito na Bíblia. Nós não iremos atrás do que os homens pensam hoje sobre o batismo. Nós vamos procurar dentro das páginas sagradas o que os homens inspirados pelo Espírito Santo creram, praticaram e ensinaram sobre o batismo.


Baixe o PDF dessa aula! Clique abaixo.


Siga agora para a segunda lição! Clique abaixo.

LIÇÃO 2 - O SIGNIFICADO DA PALAVRA "BATISMO"


Se desejar adquirir o livro deste curso clique na imagem do livro abaixo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário