quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A UNIVERSALIDADE DO PECADO



Quem pode dizer que jamais cometeu atos errados, nunca deixou de fazer o bem, nunca teve um pensamento mau e nunca serviu aos seus próprios interesses egoístas, desobedecendo à vontade de Deus?


As Escrituras respondem em tom fulminante: "Não há justo, nem sequer um...não há quem faça o bem, não há nem um sequer... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:10,12-23). "Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós" (1 João 1:8).

De fato, nenhuma pessoa com capacidade de raciocínio escapou da trágica influência do pecado. O pecado manchou a vida de todos os seres humanos.

Mas, será que Deus considera como pecadores os homens de boa moral, caso tenham cometido apenas alguns pecados? 

 A Bíblia responde: "Pois, qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos" (Tiago 2:10).

Se obedecermos todas as leis de Deus, menos a uma delas, já teremos desobedecido a Ele. Somos culpados de toda a lei. Se cobiçarmos uma só vez, mentimos uma só vez ou tivermos um único pensamento mau, somos pecadores perante Deus.

A Bíblia não classifica certos pecados como mortais e outros como sendo veniais ou menos importantes.

Não existem pecados "inocentes". O pecado nos torna culpados diante de Deus.

"Mas, e o ignorante?" pergunta alguém.

Deus durante certo tempo não levou em conta a ignorância, dizem as Escrituras, "agora, porém, notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam" (Atos 17:30). Aqueles que ignoram a vontade de Deus têm a responsabilidade de "buscarem a Deus" (Atos 17:27). 

Os que permanecerem passivamente na ignorância, serão julgados de acordo com a sua atitude (Lucas 12:47-48). Assim, nem o ignorante, nem o homem de boa moral, permanecem impunes diante de Deus. Ninguém conseguiu obedecer completamente às leis de Deus; em algum ponto de sua vida a pessoa  peca e o pecado mancha a sua alma. Não importa quantas boas ações ela possa ter praticado depois disso, nenhuma delas pode salvá-lo do seu pecado (Efésios 2:8-9 e Tito 3:5).

Portanto, somos todos pecadores. 
Mas, isso é mau? 
Qual a importância de todos havermos pecado?



(Parte da lição 4 do curso): CURSO DE TEOLOGIA BÍBLICA: LIÇÕES BÍBLICAS DO CRISTIANISMO ORIGINAL PARA A IGREJA HOJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário