sexta-feira, 1 de março de 2024

Jesus Cristo - O Filho de Deus - Lição 7

 






INTRODUÇÃO:
A existência de um homem chamado Jesus, pelas abundantes provas históricas, é incontestável.
Já no primeiro século muitos tinham opiniões diferentes a respeito daquele homem chamado Jesus Cristo – Mateus 16.13-15.

Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que o Filho do homem é?"
Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas".
"E vocês?", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou?"
Mateus 16:13-15

Todos precisam tomar uma posição com relação a Ele.
Inclusive você.


Não há possibilidade de uma posição neutra – Veja Lucas 11.23.
"Aquele que não está comigo é contra mim, e aquele que comigo não ajunta, espalha”. Lucas 11:23

E Jesus fez reivindicações audaciosas e fantásticas sobre si mesmo.

Vamos vê-las:

- Ele disse que existia antes de Abraão – João 8.58.
Respondeu Jesus: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!"
João 8:58

- Ele disse que estava com Deus antes do mundo existir – João 17.5,24.
E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse”. João 17:5
Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo”.  João 17:24

- Ele também disse que descera dos céus – João 6.38.
Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou”. João 6:38

 Ele disse que ele tinha toda a autoridade no céu e na terra – Mateus 28.18.
Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra”. Mateus 28:18

Isto significa que ou Jesus é exatamente quem ele disse que era, ou ele só pode ser um falsário, um enganador.
Ninguém pode dizer: “Eu admiro Jesus, mas não acredito que ele era quem ele disse ser”.
Então, se Jesus não era quem ele disse ser, ele mentiu. E se ele mentiu, a pessoa está admirando um mentiroso.

I - ELE FOI UM HOMEM COMUM, MAS EXTREMAMENTE INCOMUM:
No aspecto físico, Jesus, foi um homem como qualquer outro – Filipenses 2.5-8 .

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz”! Filipenses 2:5-8

Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo”. 1 João 4:2,3

Jesus veio em carne. Ele era um homem como qualquer outro. E vários textos bíblicos nos mostram isto.
Ele cansou-se (João 4.6).
Ele teve fome (Mateus 4.2).
Sede (João 19.28).
Ele sentiu-se angustiado (Lucas 22.41-44).
Ele emocionou-se (João 11.33-36).
Etc.
A Bíblia diz que Jesus passou pelos sofrimentos e tentações comuns aos homens – Hebreus 4.15.

...pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado”. Hebreus 4:15

As suas realizações, extremamente incomuns, a exemplo das curas e milagres que realizou, testificam a respeito dele.
Jesus curou o filho do oficial – João 4.46-53.
Jesus ressuscitou o filho da viúva – Lucas 7.11-16.
Jesus acabou com uma tempestade – Marcos 4.35-41.
Jesus ressuscitou Lázaro – João 11.17-27, 37-44.
Jesus curou um cego de nascença – João 9.1, 6-7, 32,33.
     
Jesus disse em Mateus 15.24.
Ele respondeu: "Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel".
Mateus 15:24

Qual o propósito de suas realizações milagrosas?
Mateus 11.2-6  Essas realizações de Jesus tinham uma finalidade – evidenciar quem ele era, apontar a verdadeira identidade de Jesus.
João, ao ouvir na prisão o que Cristo estava fazendo, enviou seus discípulos para lhe perguntarem:
"És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro? "
Jesus respondeu: "Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo:
os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres;
e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa".
Mateus 11:2-6

João 3.2; João 20.30,31.
Quem é Jesus? João responde: “Ele é o Cristo, o filho do Deus vivo”.

II - ELE TEVE UMA VIDA E ATITUDES INÉDITAS:
Jesus foi humilde:
Seu nascimento numa família simples e em circunstâncias ainda mais simples nos mostram isto.
Profecias falam sobre a humildade do Rei Jesus, e em 2 Coríntios 8.9 nos indica que isto foi de fato proposital.
Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos”. 2 Coríntios 8:9

Humilhou-se perante todos assumindo a posição de servo.
Entre seus discípulos ele assumiu a posição de servo – Lucas 22.27.
Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve”. Lucas 22:27

Em outra ocasião, Jesus lavou os pés dos discípulos – João 13.5-14.



Quando Jesus entrou em Jerusalém para ser aclamado como Rei em Mateus 21, o texto diz que Jesus entrou, segundo a profecia, sentado num jumentinho, cria de animal de carga – Mateus 21.1-5.




B) Jesus era compassivo:

Marcos 1.40-42 .
Lucas 19.41-44.
Mateus 9.35-38.

Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: "Se quiseres, podes purificar-me! "Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Quero. Seja purificado! "Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado”.
Marcos 1:40-42



Jesus amava as pessoas, Jesus se interessava pelas pessoas, especialmente pela situação espiritual das pessoas, ele se sensibilizava e ele fazia o bem e concedia o que as pessoas mais precisavam para o momento e para a eternidade.

C) Jesus foi manso:
Em nenhuma circunstância de sua vida ele perdeu o controle. Ele sempre agiu com brandura.
Jesus nunca foi visto gritando nas praças com o rosto vermelho de ira para convencer o incrédulo dos seus erros;

D) Jesus foi puro:
Ele viveu uma vida de total pureza.
Jesus nunca pecou, nunca agiu com malícia ou segundas intenções (João 8.46).

Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim?
João 8:46

III - ELE SE DEFINIU:
A) Ele é o pão da vida – João 6.35.
Ele é a luz do mundo – João 8.12.
B) Ele é a ressurreição e a vida – João 11.25-26.
C) Ele é O Caminho, A Verdade e A Vida – João 14.6.

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. João 14:6

IV - ELE É DEUS:
Primeiro a Bíblia nos diz que nós devemos honrá-lo da mesma maneira que honramos a Deus – João 5.22-23
Jesus e Deus são um único ser – João 10.28-30.
Conhecemos a Deus através de Jesus que o revelou – João 14.6-11.


A Bíblia diz que Jesus é Deus.
João 1.1-3, 14.
Romanos 9.5.
I João 5.20.
João 20.26-31.

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito”. João 1:1-3

Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade”. João 1:14

Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém”. Romanos 9:5

Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”.
1 João 5:20

E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia".
Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu!" João 20:27,28

V - ELE ESTÁ VIVO:

A) Jesus ressuscitou de fato - I Coríntios 15.1-4, 5-8.

Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”, 1 Coríntios 15:3,4




B) E as implicações da Sua ressurreição são que: Jesus é de fato verdadeiro, autêntico filho de Deus e digno de inteira confiança - Mateus 12.38-40; Romanos 1.4.

CONCLUSÃO:
Há um convite pessoal desse maravilhoso Jesus para cada um de nós que precisa ser respondido, e se aceito, deve-se observar exatamente para que estamos sendo convidados - Mateus 11.28-30.

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
Mateus 11:28-30


Jesus continua nos dias de hoje sendo o mesmo que vemos nas páginas da Bíblia. A realidade de sua existência, Sua identidade, a veracidade de Seus ensinos e o fato de que Ele está vivo, deveriam mudar nossa perspectiva de vida por completo - Hebreus 13.8

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre”.
Hebreus 13:8

Aula 1


Aula 2



Aula 3





Vamos ao Exercício!




Clique e baixe essa lição em PDF - Clique abaixo.



Clique e baixe essa lição em slides - Clique Abaixo.





VAMOS AGORA PARA A PRÓXIMA AULA!







Nenhum comentário:

Postar um comentário