domingo, 24 de março de 2024

Batismo - Verdades além das águas - O Propósito do Batismo (1) - Lição 3

 


Aula 1


Aula 2



Aula 3


1) O que os outros dizem

Mais uma vez encontramos uma divergência entre o ensinamento bíblico comparado ao da Igreja Católica e aos da maioria das igrejas evangélicas. Qual destes ensinamentos é bíblico? Ou, será que existe um outro propósito para o batismo na Bíblia? Vamos ver o que dizem as religiões sobre o propósito do batismo. Por que alguém deve ser batizado? Ou, será que ser batizado é mesmo uma necessidade?

Veja esta série de perguntas e responda-as antes de ler as respostas.

1. Primeiramente, quem é que diz que quem for batizado será salvo se, depois, quando adulto, vier a crer em Jesus? Se você respondeu os católicos, acertou. Os católicos praticam o batismo de crianças ensinando que elas nascem com pecado e precisam logo ser batizadas para serem purificadas dos pecados.

2. Segunda pergunta: Quem é que afirma diz que quem crer em Jesus será salvo, e que após um discipulado de três a seis meses (ou mais) pode- se ser batizado para simbolizar a salvação que se já tem? 

Se você respondeu a maioria dos evangélicos, acertou. Segundo eles, a salvação vem quando a pessoa ouve o apelo para aceitar Jesus, levanta sua mão para expressar a aceitação e faz uma oração convidando Jesus para entrar em seu coração. O batismo fica fora do contexto da salvação nestas igrejas.

Terceira e última pergunta: Quem é que disse que quem crer e for batizado será salvo? 

Se você respondeu Jesus, acertou. 

Em Marcos 16:16 Jesus disse exatamente isto: “Quem crer e for batizado será salvo”, e Jesus termina dizendo que “quem não crer será condenado”.



Qual destas três visões contraditórias do batismo você aceita? Não sei você, mas eu fico com as palavras de Jesus.

Jesus falou estas palavras no dia que ele subiu aos céus. 

Ele deu ordens aos seus discípulos (Atos 1:2). Ele mandou que eles voltassem para Jerusalém e aguardassem a promessa do Pai, o batismo com o Espírito Santo e que deviam seguir pregando o evangelho em Jerusalém, na Judeia e na Samaria, até os confins da terra (Atos 1:8). Depois ele foi elevado às alturas.

O que a Bíblia Ensina sobre o Propósito do Batismo

Será que o ensinamento de Jesus sobre o batismo foi seguido pelos apóstolos depois da sua volta aos céus e do batismo com o Espírito Santo? Será que as outras passagens bíblicas coincidem com as palavras de Jesus em Marcos 16:16?

No dia de Pentecostes, depois do batismo com o Espírito Santo, os apóstolos de Jesus pregaram. A pregação de Pedro foi preservada para nós em Atos 2:14. Quando a pregação chegou ao fim, qual foi o resultado? “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: 

"Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:37-38 

As palavras de Pedro coincidem perfeitamente com as palavras de Jesus. Arrependa-se e seja batizado, e você vai receber duas coisas: a remissão (perdão) dos pecados e o dom do Espírito Santo.


Como a Bíblia descreve a salvação? 

Nem sempre a bênção da salvação eterna é descrita com as mesmas palavras. Às vezes vamos ler uma frase como “lavar os pecados”, ou “redimido dos pecados”, “perdoado dos pecados”, ou “salvo dos pecados”, e outras vezes “regenerado” ou “resgatado”. Todos estes termos e outros mais indicam a mesma coisa: a salvação eterna.

No exemplo de Saulo, o perseguidor da igreja que foi convertido e transformado no grande apóstolo Paulo, podemos ver a importância e o propósito do batismo. Ele mesmo conta a história da sua conversão em Atos 22, e no versículo 16 ele fala que Ananias, o cristão que Deus havia mandado para falar com ele, disse-lhe: “E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele.” Aqui a salvação é dita como “lavar os pecados”. O que acontece no batismo? Os pecados são lavados.

Quando é que Paulo foi salvo? Muitos dizem que teria sido no caminho para Damasco. Você já ouviu esta frase? Já repetiu esta frase? “Paulo foi salvo no caminho para Damasco!” Vamos ver se é verdade.

A história começa em Atos 9:1. Ficamos sabendo que Saulo, o grande perseguidor da igreja (depois da sua conversão, seu nome foi mudado para Paulo), ia para Damasco com cartas que lhe davam autorização para entrar na sinagoga local e, caso encontrasse cristãos presentes, poderia prendê-los e trazê-los de volta para Jerusalém.

Atos 9:3-6 “Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.” (BLH)

Atos 9:7-9 “Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém. Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco. Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu.”

Atos 9:17 “Deus mandou um homem chamado Ananias falar com Saulo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.”

Atos 9:18 “Ananias impôs sobre ele as mãos. Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. Ele se levantou e foi batizado.”

Ele não se demorou mais. Já fazia três dias desde que ele conhecera Jesus e entendeu que estava no caminho errado. E Paulo mesmo explica que o que Ananias falou foi: “E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele.” Atos 22:16 

O batismo foi o momento em que os pecados de Paulo foram lavados e ele foi salvo, não o que aconteceu no caminho para Damasco.

Paulo foi salvo quando começou sua viagem a Damasco? 

Algumas pessoas diriam que sim. Por quê? 

Você já ouviu pessoas dizendo que “todos os caminhos levam ao Céu”? “Você só precisa fazer o que acha certo e será salvo. Um coração limpo e uma consciência pura são tudo o que você precisa”, elas dizem. 

Bem, Paulo, no início da sua defesa perante o sinédrio, falou o seguinte em Atos 23:1: “Fitando Paulo os olhos no sinédrio, disse: Varões, irmãos, tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência até ao dia de hoje.” Quando ele era Saulo, o grande perseguidor da igreja, ele fazia tudo com boa consciência. Depois, em Atos 24:16, preso perante o governador Félix, ele disse: “Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens.” E finalmente, perante o rei Agripa em Atos 26:9, Paulo disse: 

Na verdade, a mim me parecia que muitas coisas, devia eu praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno.”

Paulo vivera toda a sua vida fazendo o que ele achava certo sem violar sua consciência. Mas uma consciência pura não era capaz de salvá- lo. Ele precisava crer em Jesus, entregar sua vida a ele e ser batizado para seus pecados fossem lavados. 


Então, mesmo que alguém diga que Paulo já estava salvo no início da sua viagem, isto não é verdade. Alguém pode dizer, então, que quando encontrou Jesus ele foi salvo e, portanto, ele teria sido salvo no caminho para Damasco. É algo que soa certo, pois até Jesus mesmo disse em João 17:3: 

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Conhecer a Deus certamente pode ser considerado a vida eterna. 

Mas Paulo fala também em 2 Tessalonicenses 1:8 de quando Jesus voltar dos céus com os anjos do seu poder “em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus”. Você entendeu o que Paulo disse? Jesus vai castigar os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho. Paulo conheceu a verdade que Jesus estava vivo no caminho para Damasco; mas Paulo ainda não tinha obedecido ao evangelho para ter seus pecados lavados. Paulo não foi salvo no caminho para Damasco.

Deve haver também pessoas que dizem que Paulo foi salvo quando Ananias impôs suas mãos sobre ele e ele recobrou sua visão, ou seja, quando foi curado da cegueira. Cura física e salvação não são a mesma coisa. Paulo, três dias depois de ter recebido a cura, ainda não estava salvo. Nada no texto indica isto.

Depois de conhecer Jesus no caminho, Paulo ainda passou três dias jejuando e certamente orando e arrependido dos seus pecados. Alguém pode sugerir que no momento em que se arrependeu dos pecados, ele foi salvo. O arrependimento dos pecados é certamente necessário para a salvação, e eu também creio que um dos resultados do encontro de Paulo com Jesus foi que ele se arrependeu dos seus pecados. Jesus pregou o arrependimento (Mateus 4:17) no início do seu ministério. 

Na missão que ele passou para os seus discípulos antes de voltar aos céus em Lucas 24:47, ele disse: “e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.” Com certeza Paulo precisava arrepender-se de seus pecados, mas a Bíblia é clara ao dizer que os pecados dele foram lavados quando ele foi batizado: Atos 22:16 “E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele.”

Você já aplicou estas verdades ao seu caso? Você tem boa consciência. Você conhece a Jesus. Você se arrependeu dos seus pecados e talvez já tenha entregado a sua vida a ele querendo ser salvo, mas ainda não foi batizado. Se isto descreve sua trajetória talvez você se sinta salvo.

Mas será que você não está na mesma condição de Paulo antes de ser batizado; ainda com os seus pecados?

Como Podemos Obedecer ao Evangelho?

Paulo, depois de ser batizado para lavar os seus pecados se tornou o grande apóstolo Paulo e viajou pelo mundo todo daquela época pregando o evangelho. Ele não tinha chegado ainda em Roma quando escreveu a carta aos romanos (Romanos 1:11-12). Mas ele sabia o que eles tinham feito para obedecer ao evangelho. Em Romanos 6:3-4 ele lhes recorda o que fizeram. “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” 

Como é que ele sabia se nunca tinha estado lá? 

A resposta é que todas as pessoas, em todos os lugares, que ensinavam o evangelho de Jesus, falavam a mesma coisa e faziam a mesma coisa.

O batismo é a maneira que a Bíblia nos ensina a obedecer ao evangelho. Veja o versículo 17 neste contexto. Muitas vezes este versículo nem é associado com o batismo. “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues”. Quando eles obedeceram de coração à forma de doutrina que receberam, que neste contexto é o batismo, eles foram libertados da escravidão do pecado. Obedecer à forma da doutrina é obedecer ao evangelho.

Lembra-se do eunuco em Atos 8? 

O eunuco perguntou: “O que impede que eu seja batizado?” 

Felipe disse que ele se cria de todo coração, ele podia. “Eu creio”, o eunuco respondeu. Ele obedeceu de coração à forma de doutrina e ao evangelho, sendo batizado nas águas.

No dia de Pentecostes, Lucas registrou estas palavras em Atos 2:41: “Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.” Estas três mil pessoas obedeceram ao evangelho sendo batizadas.

Em Atos 6:7 lemos: “Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava  o  número dos  discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.” Estes muitos sacerdotes obedeciam à fé, obedeciam ao evangelho sendo batizados, pois todos em todos os lugares o mesmo plano de Deus era seguido.

Em Atos 8, além do eunuco, temos a conversão dos samaritanos. Em Atos 8:12 nós lemos: “Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres.” Os samaritanos obedeceram ao evangelho sendo batizados.

Em Atos 9, lemos sobre Saulo, como vimos em Atos 9:18: “Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.” Paulo levantou-se e obedeceu ao evangelho sendo batizado.

Em Atos 10, Cornélio e toda sua casa ouviram o evangelho e Pedro disse em Atos 10:47-48: “Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou que fossem  batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias.” Pedro ordenou e eles obedeceram ao evangelho sendo batizados nas águas.

Em Atos 16:14-15 lemos: “Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, …” Lídia e todos da sua casa obedeceram ao evangelho sendo batizados.

Em Atos 16 temos a história do carcereiro e sua conversão. Lemos no versículo 33: “Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou- lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus.” O carcereiro e todos os seus obedeceram ao evangelho e foram batizados naquela mesma hora da noite.

Finalmente, temos a conversão dos coríntios. Atos 18:8 “Mas Crispo, o principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; também muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.” Muitos dos coríntios obedeceram ao evangelho. Eles foram batizados.


Conclusão

Lancei a pergunta e nós a respondemos segundo a Bíblia. “Como pode alguém obedecer ao evangelho?” A resposta bíblica é: morrendo como Cristo morreu, sendo sepultado nas águas do batismo como figura do sepultamento de Cristo e sendo ressuscitados das águas para andar em novidade de vida. 

Respondemos com muitos exemplos bíblicos. Obedecer ao evangelho é ser batizado como a Bíblia ordena.

A segunda pergunta para você é:

“Você já obedeceu ao evangelho como a Bíblia ensina?” 

Esta é uma pergunta que eu não posso responder. Só você pode. 

“Você já foi batizado para perdão dos seus pecados?”

Na próxima lição vamos continuar a olhar o que a Bíblia diz sobre o propósito do batismo.


Lição em PDF - Clique abaixo:




Continue para a próxima aula!

Batismo além das águas - O Propósito do Batismo (2) - Lição 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário