terça-feira, 4 de agosto de 2015

A CONSERVAÇÃO DA BÍBLIA - Manuscritos Antigos, Traduções Antigas, Citações Antigas

Resultado de imagem para conservação da Bíblia









Este estudo refere-se ao modo como a Bíblia chegou até nós, conservada cuidadosamente através dos séculos. 
        O Velho Testamento, a primeira parte da Bíblia, começou a ser escrito cerca de 1.400 a.C. em hebreu antigo. A última parte, o Novo Testamento, foi escrita no primeiro século d.C., em grego antigo.



           
                          Escrito em Hebraico                                     Escrito em Grego
                          Velho Testamento                                         Novo Testamento


Entretanto, séculos depois, você tem nas mãos uma cópia exata da Bíblia em sua própria língua, traduzida por especialistas em idiomas da antiguidade.


      Como podemos ter certeza de que a Bíblia de hoje contém a mesma mensagem de Deus que os escritores inspirados escreveram há mais de 1.900 anos?
                                            



A - MANUSCRITOS ANTIGOS

        Sabemos que a Bíblia que existe hoje foi conservada com toda exatidão porque temos cópias manuscritas da mesma nas línguas originais com mais de mil anos. Três dos mais famosos dentre esses documentos são: O Manuscrito Sinaítico, escrito em cerca de 340 d.C., hoje em Londres; o Manuscrito Vaticano, escrito em cerca de 350 d.C., que se encontra em Roma; e o Manuscrito Alexandrino, do século V, também atualmente em Londres. Existem outrossim três outros documentos datados do século V. Os manuscritos de Efraemi, Beza e Washington.

Manuscrito Sinaítico



                                                            Manuscrito Vaticano

Manuscrito Alexandrino


MANUSCRITOS EM LÍNGUAS ORIGINAIS

              Além disso, milhares de outros manuscritos antigos e pergaminhos bíblicos nos idiomas hebreu e grego dão testemunho quanto à exatidão da Bíblia.


B - TRADUÇÕES ANTIGAS
     
São muitas as traduções antigas da Bíblia que confirmam a exatidão dos manuscritos e do texto bíblico atual. Incluídas entre eles estão a Vulgata, uma tradução para o Latim feita por Jerônimo em 405 d.C. e outras traduções em siríaco, egípcio, etíope e armênio, todas feitas entre o III e o VI séculos. Há ainda outras traduções e centenas de cópias antigas. 
      A Bíblia poderia ser reproduzida hoje através dessas traduções que remontam quase ao tempo dos apóstolos.

C – CITAÇÕES ANTIGAS
       
Os escritos de ministros da igreja do I, II e III séculos podem ser lidos ainda hoje. Eles citam livremente a Bíblia e alguns, possivelmente, os escritos originais do Novo Testamento. Fontes acreditadas declaram que se o Novo Testamento fosse completamente destruído ou se perdesse, poderia ser reproduzido em sua totalidade através das citações feitas por esses primeiros escritores.
        O fato dos manuscritos antigos, traduções e citações da Bíblia terem sido transmitidos de geração em geração através dos séculos, permitiu que ela chegasse até nós inalterada em sua essência. Como prova disso, foi recentemente encontrada várias cópias e pergaminhos antigos da Bíblia, entre eles a mais completa, uma cópia do livro de Isaías, tudo isso perto do Mar Morto, na Palestina, datando de 100 a.C., entretanto quando comparada com o texto do livro de Isaías contido na Bíblia atual, ela é virtualmente Idêntica ao mesmo. Assim, pela providência de Deus “a palavra do Senhor permanece eternamente” (1 Pedro 1:25).



 

CONCLUSÃO
   
O estudo da origem da Bíblia é uma experiência emocionante. Vemos Deus como seu divino autor, conforme evidenciado pelo retrato fiel do próprio Deus. Estudamos também os seus ensinos verdadeiros, sua unidade e indestrutibilidade, e as profecias. Ela é a mensagem inspirada de Deus transmitida à alma do homem, cuidadosamente conservada para todas as gerações em milhares de manuscritos antigos, traduções e citações.

        A Bíblia está agora em suas mãos e você começou a estudá-la. Vai ver que o seu conteúdo na próxima lição é ainda mais interessante e proveitoso do que o estudo da sua origem.


Imagem de manuscrito - Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário