terça-feira, 18 de agosto de 2015

A NECESSIDADE DA SALVAÇÃO DO HOMEM - O Significado do Pecado

 
A necessidade da salvação do homem pode ser expressa numa só palavra: PECADO. Esta necessidade é melhor compreendida quando se percebe:
( 1 ) o significado do pecado;
( 2 ) os sérios resultados do pecado;
( 3 ) a existência universal do pecado.
 
 
O SIGNIFICADO DO PECADO
                        Pecar, transgredir a lei de Deus (1 João 3:4), significa realmente "errar o alvo". O "alvo" e a perfeita vontade de Deus. Quem deixa de viver de acordo com a vontade de Deus, erra o "alvo" e peca. "Errar o alvo" resulta em dois tipos principais de pecados:
( 1 ) Pecados ativos
( 2 ) Pecados passivos
 1 - Pecados Ativos - pecamos ativamente quando fazemos aquilo que Deus proíbe.
Por exemplo, quando Adão e Eva comeram o fruto que Deus ordenou não comessem (Gênesis 3), eles pecaram ativamente.
A lei de Deus no Novo Testamento, através de Cristo, proíbe coisas tais como: adultério, idolatria, ódio, discórdia, inveja, assassinato, bebedice, mentira, roubo, etc. (Veja Gálatas 5:19-21; Romanos 1:29-32 e 1 Coríntios 6:9-10).
A pessoa que praticar estas coisas peca então de modo ativo.
2 - Pecado Passivo - pecamos passivamente quando nos descuidamos de fazer aquilo que Deus manda.
Por exemplo, um homem de boa moral que não obedece ao evangelho, peca passivamente por que deixa de obedecer à vontade de Deus (Hebreus 2:3 e 2 Tessalonicenses 1:7-8).
Deus manda que criemos nossos filhos na disciplina e na admoestação do Senhor (Efésios 6:4), que obedeçamos às leis civis do governo (Romanos 13:1-7), que acrescentemos às seguintes qualidades à nossa vida: fé, virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade, amor, etc. (2Pedro 1:5-10).
A falta de obediência a estas coisas é pecado, pois Tiago diz: "Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando" (Tiago 4:17). 
              O pecado não se manifesta somente em atos e palavras, mas também em pensamentos.
Por exemplo, Jesus ensina que quem olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já cometeu adultério (Mateus 5:28).
As palavras más também têm origem no coração pecador "porque a boca fala do que está cheio o coração" (Mateus 12:34).
      A origem do pecado é o egoísmo do homem. O indivíduo sempre peca quando se sente levado a satisfazer seus próprios desejos em lugar da vontade de Deus (Tiago 1:14-15). O ser humano peca ao dirigir seus próprios passos em vez de cumprir a vontade de seu Criador (Jeremias 10:23).
       O pecado é então qualquer desobediência à lei de Deus que se manifeste de maneira ativa ou passiva, através de pensamentos, palavras ou atos. Depois de aprender o que significa pecado, perguntamos: 
"Quem cometeu pecado?" 
 
Parte da lição 4 - O Presente de Deus: A Salvação do curso: O QUE A BÍBLIA DIZ
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário