quarta-feira, 20 de março de 2024

Discipulado - Lição 12

 






INTRODUÇÃO:

o - E depois do batismo, como deve ser a vida da pessoa que foi salva e perdoada?

o - Há algum compromisso a ser assumido como resposta ao Evangelho de Jesus?

o - Ou a pessoa pode continuar vivendo da mesma maneira que vivia antes?




I. O SALVO É UM DISCÍPULO DE CRISTO

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".   Mateus 28:19,20





Ele espera que estes “obedeçam a tudo o que ele tem ordenado”.

- O termo mais usado no Novo Testamento para descrever os salvos é o termo “discípulo”.

Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram...” Atos 6:2

Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém...” Atos 6:7

“...e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos”. Atos 11:26

- Logo, antes de serem chamados cristãos, os salvos, os seguidores de Jesus, os
membros da igreja de Cristo, eram chamados de discípulos.

- E o que significa a palavra “discípulo”?

- Significa “aprendiz”, “aluno”, “seguidor”.




Segundo Mateus 10.24-25 e 1 João 2. 4-6, qual deve ser o alvo do discípulo?





"O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família”!  Mateus 10:24,25

Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou”. 1 João 2:4-6

Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos”. João 8:31

- Para “obedecer a tudo o que ele tem ordenado” conforme Jesus disse em Mateus 28:20, eu preciso fazer certas decisões em minha vida, desenvolver certas atitudes.


II. QUAIS AS CONDIÇÕES PARA TORNAR-SE DISCÍPULO FIEL?





1. Amar Jesus acima de todos os outros e até de si mesmo.


- "Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo”. Lucas 14:26

- "Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; os inimigos do homem serão os da sua própria família’. "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”; Mateus 10:34-37

“Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou”. João 14:23,24


- O que faz aquele que não ama a Jesus?

- É necessário amar a Jesus para nos tornarmos discípulos obedientes.



2. Morrer a si mesmo e à maneira antiga de agir.

- “E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo”. Lucas 14:27





- “Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos”. Gálatas 5:24

- “Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: "Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! "
Jesus virou-se e disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens". Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará.
Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma”? Mateus 16:21-26



3. Ser ciente do compromisso e grande responsabilidade que é segui-lo.

"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?
Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’. "Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil? Se não for capaz, enviará uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz”.  Lucas 14:28-32



4. Consagrar tudo a ele.

Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo”. Lucas 14:33





5. Prioridade e Disposição.





Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: "Eu te seguirei por onde quer que fores". Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça".
A outro disse: "Siga-me". Mas o homem respondeu: "Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai".
Jesus lhe disse: "Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus".
Ainda outro disse: "Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família".
Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus". Lucas 9:57-62


CONCLUSÃO:

o - Não podemos ser salvos se não nos tornarmos discípulos.

o - Você é um discípulo de Jesus?

o - Você pretende se tornar um discípulo de Jesus?

o - Lembre-se que precisa ser como ele orienta.



Videoaulas

Aula 1


Aula 2




Aula 3





Vamos ao EXERCÍCIO!




LIÇÃO EM PDF!







Concluiu esta aula! Muito bem! Siga agora para a próxima aula! Clique abaixo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário