quinta-feira, 25 de junho de 2015

AS DIVISÕES LITERÁRIAS DA BÍBLIA - VELHO TESTAMENTO


            A Bíblia é muitos livros em um só. O livro que chamamos de Bíblia é na verdade uma coleção de sessenta e seis livros escritos por cerca de quarenta homens. Entretanto, verdadeiramente esses sessenta e seis livros são apenas um. Por que? Porque uma única pessoa, Deus, inspirou o conteúdo da Bíblia, a qual tem um tema central: "A Salvação Para o Pecador".
       A Bíblia tem duas divisões literárias principais:
( 1 ) O Velho Testamento e
( 2 ) O Novo Testamento.

                        A palavra "testamento" significa trato, aliança, pacto ou vontade. Cada testamento serve a um propósito definido na explicação da história dos tratos de Deus com o homem.
  
O VELHO TESTAMENTO

            O Velho Testamento contém trinta e nove livros, assim como a aliança ou os propósitos de Deus em relação à nação judaica (Deuteronômio 5:3). Estes livros estão divididos em cinco divisões maiores:



LEI

            Os cinco primeiros livros chamam-se “Lei” porque contêm a lei de Deus para os judeus, dada através de Moisés (Deuteronômio 5:3). São também chamados “a Lei do Senhor” ou “a lei de Moisés” (Josué 23:6-8 e 2 Crônicas 31:3).
Gênesis, que significa “começo”, faz o registro da criação do mundo e do começo da nação judaica da qual Jesus descenderia.
Êxodo registra o “êxodo” (saída) dos israelitas da escravidão do Egito, contando como eles receberam a lei de Deus por meio do seu líder, Moisés.
Levítico contém a lei de Deus para os “levitas”, a tribo de Israel dentre cujos membros eram escolhidos os sacerdotes.
Números registra a história de Israel durante os quarenta anos em que os judeus vagaram pelo deserto e fala da “contagem” (recenseamento) do povo.  
Deuteronômio, que significa “a segunda lei”; é a oração final de Moisés ao povo, na qual ele repete a lei e aconselha os israelitas a obedecerem.

HISTÓRIA

Estes doze livros relatam os 900 anos da história judaica. O livro de Josué conta como depois da morte de Moisés, Josué liderou os israelitas na conquista dos povos de Canaã (Palestina) e na posse da terra. Juízes e Rute mostram como Deus governou os judeus através dos juízes. Os livros de 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis e 1 e 2 Crônicas, contêm o registro da história dos judeus desde quando formaram um reino até que este se dividiu e finalmente caiu sob o poder dos assírios e babilônios. Os livros de Esdras, Neemias e Ester contam a vida dos judeus durante o período de escravidão na Babilônia e como mais tarde voltaram à Palestina e reconstruíram Jerusalém.

POESIA

            Os cinco livros de poesia são livros de devoção e de sabedoria, contendo também muitas profecias sobre Cristo. O livro de Jó descreve um homem fiel a Deus que viveu nos dias de Abraão. Salmos é o livro de hinos e devoções dos judeus. Provérbios, Eclesiastes e os Cantares de Salomão contém as experiências e as frases de sabedoria de Salomão.

PROFECIA


Desde cerca de 900 até 350 a.C., os profetas advertiram os judeus para que se arrependessem do pecado e predisseram para eles importantes acontecimentos, especialmente a vinda de Cristo e o seu reino. Os termos “Maiores” e “Menores” que aparecem no quadro da página anterior não se referem à importância dos livros, mas aos seus respectivos tamanhos.