quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

A Divisão Religiosa - Lição 4

 



INTRODUÇÃO:

- Existem muitas religiões diferentes nos dias atuais. Há algumas centenas que não têm Jesus como guia máximo, nem como Senhor e Salvador – a exemplo do Islamismo, Hinduísmo, Budismo e Confucionismo. Religiões consideradas não cristãs.

Estes grupos creem em diferentes Senhores ou divindades e possuem diferentes livros sagrados.

- O que justifica a divergência entre as religiões consideradas não-cristãs, não poderia justificar a divergência entre as religiões consideradas cristãs. 

Quantos grupos existem hoje, que são diferentes em suas práticas e ensinos, que creem em Deus, na Bíblia como Sua palavra e em Jesus como Seu Filho e Redentor da humanidade?


I. DIVISÃO NO CRISTIANISMO DESAGRADA A DEUS




A) Jesus orou por unidade – João 17:11, 20-23.




- Jesus também orou por nós (aqueles que viessem a crer no futuro), para que
também fossemos unidos (v.20,21).
- Para Jesus a unidade é a condição que fará o mundo crer nEle (v.21).
- Essa unidade deve ser semelhante a que Ele tem com o Pai (v.22).


B) Unidade Cristã é um desejo e mandamento de Deus – 1 Coríntios 1:10-13.

Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro"; e "eu de Cristo".
Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo”? 1 Coríntios 1:10-13

Deus está feliz com a situação em que se encontra o mundo religioso atual? 

Se estivesse, Paulo não corrigiria a igreja em Corinto.


C) As bases divinas do cristianismo são únicas – Efésios 4:1-6.


Corpo (igreja – Efésios 1.22,23), Espírito, Esperança, Senhor, Fé, Batismo e Deus.
Quantos existem? 
Você sabe a resposta.

Logo divisão não é aceitável.


II. ALGUMAS CAUSAS E SOLUÇÕES PARA A DIVISÃO ATUAL

A) Abandono da doutrina cristã original (Apostasia) – 1 Timóteo 4:1-5.

“O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.
Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência
cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade.
Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração”.
1 Timóteo 4:1-5





Paulo contrasta o abandono da “fé” com a substituição da mesma por “ensinos de
demônios” no versículo 1.

- Leia também: 1 Reis 13.14-18, 19-22; Neemias 6.10-12.


B) Ensinos atraentes e que agradam os ouvintes – 2 Timóteo 4:1-4.

Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos”.   2 Timóteo 4:1-4




Algumas pessoas se recusam a dar ouvidos a verdade – “sã doutrina” (v.3). 
Ouvem e aceitam apenas aquilo que lhes agradam.

- Isaías 30.9-11; 2 Tessalonicenses 2.9-12; Números 24.13; 1 Pedro 4.11a; João 12.49,50; 1 Reis 22.7, 8,13-14; Jeremias 14.14 .

- É importante amar a verdade e comprometer-se com ela, acima de comprometer-se
com uma religião ou igreja.


C) Falsos profetas e mestres – Atos 20:28-30.

“Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os
colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue. Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos”.
Atos 20:28-30


Temos uma advertência em 1 João 4.1.

Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo”.
1 João 4:1


D) Homens gananciosos – 2 Pedro 2:1-3.

No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre
vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será
difamado o caminho da verdade.
Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito
tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda”.
2 Pedro 2:1-3

Isto já havia ocorrido no passado, é o que Pedro está dizendo (Ezequiel 13.2-9) e voltaria a acontecer.


E) Tradições e ensinos humanos – Marcos 7:1-13.

Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos "impuras", isto é, por lavar. (Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos. Quando chegam da rua, não comem sem antes se lavarem. E observam muitas outras tradições, tais como o lavar de copos, jarros e vasilhas de metal.) Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: "Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos ‘impuras’? " Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’. Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens". E disse-lhes: "Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira para pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecer às suas tradições! Pois Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’, e ‘quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’. Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é Corbã’, isto é, uma oferta dedicada a Deus, vocês o desobrigam de qualquer dever para com seu pai ou sua mãe. Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa".
Marcos 7:1-13

- Jesus disse que tais tradições eram apenas preceitos humanos e que não recomendavam o homem a Deus (v.6-8).

- É necessário ter certeza que toda a nossa crença e prática cristã estão fundamentadas na bíblia, e não em regras de homens.


F) As más interpretações de textos bíblicos – 2 Pedro 3:15-17.

Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu. Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles. Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam”. 2 Pedro 3:15-17



III. RECOMENDAÇÕES DIVINAS PARA O PROBLEMA DA DIVISÃO NO CRISTIANISMO




A) “Tomem Cuidado” (ou “Acautelai-vos”) é uma das advertências bíblicas mais comuns quando o assunto é ensinamentos ou doutrinas:

"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores”. Mateus 7:15

Jesus disse isto mais de uma vez – Mateus 7.15; Mateus 16:11-12.

- Os apóstolos que ouviram isto de Jesus, também disseram várias vezes – 2 Pedro 3:17; 2 João 7-11; Atos 20:28, 31; Romanos 16.17.

B) Observar corretamente e respeitar a verdade na Bíblia – João 17.17.

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. João 17:17

- O cristianismo verdadeiro baseia seus ensinos e práticas na doutrina de Cristo – Mateus 28.19-20 – Há uma dependência entre o discipulado verdadeiro e o “obedecer” a doutrina de Cristo.

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:19,20

C) Devemos nos afastar dos que não ensinam e nem aceitam a doutrina dos apóstolos – Romanos 16:17-18.

Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos”. Romanos 16:17,18

Deturpar a palavra de Deus é grave, e não podemos apoiar esta prática e sim reprová-la severamente.


CONCLUSÃO:

- A divisão no cristianismo precisa deixar de existir, pois desagrada a Deus.

- Devemos buscar unidade baseando-nos exclusivamente na verdade de Deus revelada em Sua Palavra.

- Faça um compromisso com Deus e sua vontade acima de qualquer igreja ou religião.

- Portanto, DEIXEMOS A BÍBLIA FALAR!

- Resumindo as exortações bíblicas:

1. TOME CUIDADO;
2. SIGA SOMENTE A BÍBLIA;
3. E AFASTE-SE DOS QUE NÃO A SEGUEM.


Videoaulas

Aula 1



Aula 2

Aula 3








ATENÇÃO - Acesse abaixo os materiais, PDFs e Exercícios! Basta clicar e vai abrir.













Leia mais sobre este assunto! Basta clicar e vai abrir.















VAMOS PARA A PRÓXIMA AULA!









Nenhum comentário:

Postar um comentário