segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Ser Simplesmente Cristão

 SER


Hoje em dia, muitos estão descontentes com a situação religiosa e, de propósito, estão se afastando do cristianismo. Talvez você esteja um pouco decepcionado com o cristianismo e com toda esta situação.

Eu entendo como isto é possível e também fico muito entristecido. Por um lado, nós olhamos e vemos decepção por causa de enganos, hipocrisias, e explorações, que acontecem em nome da ‘‘religião’’. Por outro lado, e ao mesmo tempo, algo não nos deixa jogar fora de vez os nossos pensamentos a respeito de Deus e Cristo.

Quase todos nós sentimos a necessidade de estarmos próximos de Deus, não é verdade? Reconhecendo a grandeza e a bondade de nosso Criador, apesar do abuso da ‘‘religião’’, queremos o perdão e a paz que Ele dá.

Na época de Jesus, também estava havendo abusos na religião.

Ele falou que os líderes daquela época: ‘‘amarram cargas pesadas e põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar essas cargas. Fazem tudo para serem vistos’’ (Mateus 23: 4-5).

Outra vez Ele aplicou uma profecia a eles: ‘‘Este povo, disse Deus, honra-me com suas palavras, mas na verdade o seu coração está longe de mim. Não adianta nada me adorarem, por que ensinam doutrinas humanas como se fossem mandamentos de Deus’’ (Mateus 15:8-9). É triste que tenha sido assim, e que seja assim hoje em dia em muitos lugares. Mas o que é lindo é que, apesar de tudo isto, Jesus veio chamando:

O Convite de Jesus

‘‘Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam de mim, porque sou bondoso e tenho espírito humilde, e vocês encontrarão descanso.’’ (Mateus 11:28-29).

Quando Jesus fez esta chamada, milhares foram a Ele e receberam o descanso que precisavam. E o que é maravilhoso é que a mesma chamada de Jesus está ressoando para todos até hoje.

Jesus está chamando todos para ir até Ele.

Não faz diferença se o cansaço e a carga pesada são uma religião distorcida pelos homens ou se é apenas uma vida confusa e sem direção. Jesus está chamando todos para ele.

Não entenda mal a passagem! Ele não chama para seguir ou fazer parte de uma denominação. Ele chama os cansados para Ele, para a Sua pessoa, para seguir a Ele.

Muitos entendem mal a chamada de Jesus. Eles vão para uma denominação, fazem tudo o que ela manda e dedicam-se completamente a ela. Mas, depois de certo tempo, ficam frustradas e desistem, dizendo: “o cristianismo não presta”.

Que pena! Talvez a denominação e aquilo que ela representa não prestem, mas Jesus presta! Hoje em dia as pessoas estão cansadas e sobrecarregadas, mas ainda podem aproveitar completamente aquilo que Deus fez por meio de Jesus Cristo.

O Evangelho é atual, vivo e poderoso. Estude cuidadosamente todas as lições deste curso e aprenda como você pode se tornar um cristão e gozar uma vida cheia de paz, contentamento e satisfação.

Um princípio importante é procurar ser e fazer o que Jesus, os Apóstolos e os primeiros cristãos eram e faziam. Se nós os usarmos como exemplos, em vez dos homens de hoje, podemos encontrar o plano original de Deus. O livro de Atos conta a história do nascimento e crescimento do cristianismo. Leia como as coisas eram no início:

"Quando ouviram isto, ficaram muito aflitos, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: - Irmãos, o que devemos fazer? Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para que sejam perdoados; e receberão do Pai o Espírito Santo... Muitos acreditaram na mensagem de Pedro, e foram batizados. Naquele dia quase três mil se juntaram ao grupo dos seguidores de Jesus". Atos 2: 37-41

Você acabou de ler a respeito do resultado da primeira pregação do Evangelho. Jesus já tinha morrido pelos nossos pecados e ressuscitado para mostrar a Sua vitória sobre a morte e Satanás.

Em Jerusalém, milhões de Judeus estavam reunidos para participarem de uma grande festa daquele povo. Jesus, como prometeu, mandou o Espírito Santo para iniciar a pregação do Evangelho. E, como lemos, cerca de três mil pessoas foram salvas.

Agora, quando a Bíblia diz que eles “se juntaram ao grupo de seguidores de Jesus”, quero que você me diga qual denominação eles pertenciam?

Será que foram católicos? Ou batistas? Ou adventistas? Ou mórmons? Ou assembleistas? Ou outra?

Se você tem uma Bíblia, procure saber a resposta a esta pergunta. Leia os versículos antes e depois do texto que citamos. Leia o Novo Testamento inteiro para ter certeza.

"E todos continuavam firmes no ensino dos apóstolos... todos os que creram continuavam juntos e unidos... todos os dias, unidos se reuniam no templo, e nas casas partiam o pão e comiam com alegria e humildade. Louvavam a Deus por tudo, e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor aumentava aquele grupo, com outras pessoas que iam sendo salvas". Atos 2:42-47

Novamente eu quero lhe perguntar, quem eram estas pessoas salvas por Jesus?

Filipe foi para a cidade de Samaria e anunciou Cristo as pessoas de lá. Muitos acreditaram na mensagem a respeito das Boas-Notícias e foram batizados em nome de Jesus (Atos 8:5-13).

Também Filipe anunciou a um homem da Etiópia, enquanto viajava num caminho muito afastado dos povoados. Ele creu, batizou-se, e ficou cheio de alegria (Atos 8:26-39).

A mesma coisa aconteceu a Paulo (Atos 9:1-18 e 22:1-16), Lídia (Atos 16:11-15), o carcereiro (Atos 16:25-34) e milhares de outras pessoas no Novo Testamento.

Em todos estes casos o que estas pessoas se tornaram?

Eu acho que você sabe a resposta à minha pergunta. Em primeiro lugar, não havia diversas igrejas naquela época. Então, ninguém se tornava católico, batista, mórmon ou outra coisa qualquer.

Denominações são invenções e divisões humanas e não fazem parte do plano de Deus para redimir (salvar) o homem. Pessoas que ouviram, acreditaram e obedeceram ao Evangelho se tornaram simplesmente seguidores (discípulos) de Jesus ou cristãos.

Lemos em Atos 11:26, “Em Antioquia os seguidores de Jesus, pela primeira vez, foram chamados de cristãos.


Eles não procuravam acrescentar nome humano para dar glória e honra a uma criação humana (como uma denominação). Eles nunca falaram em nenhum nome além do nome de Jesus:

"Em nome de Jesus Cristo, de Nazaré, levante-se e ande!" Atos 3:6

"Foi o poder do nome de Jesus que deu forças a este homem. O que estão vendo e sabendo foi feito pela fé em seu nome"... Atos 3:16

"A salvação só podia ser conquistada por meio dele. É por meio do nome dele, e de ninguém mais no mundo, que podemos ser salvos". Atos 4:12

Eles eram simplesmente cristãos. Não acharam necessário ser nada mais que cristãos porque foram salvos e fortalecidos por Jesus.

Para falar a verdade, eles recusaram usar qualquer outro título ou nome que não desse glória ao seu Salvador.

Cerca vez, alguns irmãos tentaram fazer isto; foram repreendidos fortemente por Paulo. Observe o que aconteceu quando alguns começaram a se filiar aos nomes e divisões humanos:

"Irmãos, peço em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que estejam de acordo no que dizem, e que não haja divisões entre vocês... Um diz “Eu sou de Paulo”, outro, “Eu sou de Apolo”, outro “Eu sou de Pedro”, e ainda outro, “Eu sou de Cristo”. Por acaso Cristo foi dividido em várias partes? Foi Paulo crucificado por vocês? Será que vocês foram batizados em nome de Paulo?" 1 Coríntios 1:10-13.

Pense na maneira como os homens de hoje dizem: “Eu sou católico”, ou, “Eu sou batista”, ou, “Eu sou presbiteriano”, ou “Eu sou... (você escolhe a resposta que você está sempre ouvindo)”.

Você acha que Deus fica contente com isto? Claro que não! Então por que tem que ser assim? Por que nós não podemos ser simplesmente cristãos, usando apenas o nome de Cristo e nada mais?

Nós cremos, que é possível deixar para trás os nomes e as divisões humanas para ser simplesmente Cristão como Deus planejou e como nossos irmãos eram na época dos apóstolos.

Com esta decisão, você está se juntando a milhões de pessoas no mundo inteiro que estão querendo voltar aos ensinos simples do Novo Testamento para serem simplesmente cristãs, e que estão querendo se reunir com outras que tenham o mesmo pensamento.

Isto quer dizer que elas não têm nenhuma ligação com qualquer denominação. São apenas cristãs ligadas a Deus por meio de Jesus Cristo. O único credo que têm é o Novo Testamento.

Todos têm o direito de ler, estudar, e praticar o cristianismo como está escrito no novo testamento e não como as denominações determinam que deve ser praticado.

Quando o apóstolo Paulo foi a cidade de Bereia, encontrou discípulos que eram muito sábios porque ‘‘estudavam as Escrituras Sagradas para saberem se o que Paulo dizia era verdadeiro mesmo’’ (Atos 17:11). Então, espero que você faça a mesma coisa, com tudo que lhe ensinaremos neste curso. Acreditamos estar expondo as verdades da Palavra de Deus, mas somos humanos e sujeitos a cometer erros.

Portanto seja em primeiro lugar um aluno fiel à Bíblia, criticando tudo que lhe é ensinado por nós ou por outros, à luz das Escrituras Sagradas. Queremos o perdão e a paz que Ele dá.

(Lição 1 - Curso - Ser Simplesmente Cristão - Autoria: Evangelista Felipe)




Quem Somos?

Embora o Cristianismo hoje esteja identificado pelos diversos grupos religiosos que levam os mais diferentes nomes, existem hoje pessoas que se reúnem apenas em nome de Cristo, pois reconhecem que é o único nome digno de louvor e honra, e que Jesus não deixou outro nome para identificar os seus seguidores.

Cremos com toda a convicção que é possível deixar para trás os nomes e as divisões humanas para ser simplesmente cristão  como Deus planejou e como nossos irmãos eram na época dos  apóstolos.

“Quem são vocês?” Esta é uma das perguntas que nos fazem com mais frequência. Em outras palavras se somos evangélicos, católicos, ou a qual denominação pertencemos.

Esta é uma boa pergunta. É uma das primeiras perguntas que eu mesmo faço  quando eu estou querendo conhecer melhor um amigo religioso.

Mas no nosso  caso não é tão simples responder como é para outros. Se você me pergunta qual o  nome ou denominação da nossa igreja eu tenho que responder que nós não temos nenhum nome.

A verdade é que nós pertencemos apenas a Cristo, o nosso compromisso é com Ele, nossa identidade é derivado dEle.

No mundo atual, as pessoas acreditam que  existem muitas igrejas, ou seja, denominações, cada uma com seu próprio nome, credo ou livro que explica sua filosofia particular.

Na Bíblia encontra-se apenas um Jesus Cristo e Ele estabeleceu a igreja. Nós não temos autoridade para criar outras.

Em uma de suas últimas orações, Jesus orou pela unidade dos cristãos. “Não rogo somente por estes (os apóstolos), mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17:20-21).

Somos salvos pela fé obediente em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, e por isso temos o maravilhoso privilégio de sermos chamados simplesmente de “cristãos.”

A Bíblia é nossa única regra de fé e Jesus Cristo é nossa única autoridade e chefe desta igreja.

Para você poder entender a resposta a pergunta “quem somos nós,” nós vamos precisarmos fazer uma viagem no tempo, por meio de nossa imaginação para um tempo antes de todas as denominações existirem.

Vamos voltar para o tempo do primeiro século, logo após a morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, quando Ele encarregou os apóstolos a tarefa de pregar o evangelho a todas as pessoas. Imagine se você fizesse esta mesma pergunta a um dos cristãos daquela época.


Em que cremos

Cremos em Deus Pai e em Jesus Cristo como seu único filho e nosso único salvador. Cremos na ação divina do Espírito Santo disponível hoje para todos os crentes fiéis. Cremos unicamente na Bíblia sagrada como a verdadeira e única fonte confiável de revelação divina. E que devemos hoje viver conforme os ensinamentos do Novo Testamento. Cremos que Jesus deixou sua igreja para reunir todos os salvos e que a igreja pertence unicamente e ele a não deve ser propriedade de homem nenhum nessa terra. Cremos que devemos perseverar até o fim e vivermos unidos em comunhão com os irmãos e cremos que Jesus voltará para ressuscitar todos os mortos. Quando ocorrerá sua vinda não é possível ser de nosso conhecimento mas apenas de Deus. Na vinda de Cristo cremos que haverá o arrebatamento da sua igreja e o juízo final onde Deus porá em ordem todas as coisas. 


ESTAMOS PROCURANDO!
Alguém que preencha os seguintes requisitos:

- Creia em Jesus Cristo como único e suficiente salvador;

- Creia na Bíblia sagrada como única e verdadeira revelação de Deus;

- Aceite, concorde e queira ser apenas um simples seguidor, um cristão, um discípulo, e esteja disposto a se reunir com outros discípulos para uma comunhão espiritual e sadia;

- Aceite não ser membro de nenhuma denominação, mas participar da igreja formada por simples seguidores de Cristo, e não usar nenhum outro nome além do nome de Jesus;

- Esteja disposto a viver conforme os ensinamentos de Jesus revelados no Novo Testamento.


Se você tem esse perfil e concorda em ser simplesmente um cristão, entre em contato conosco! 

Existem muitas pessoas que estão interessadas em seguir o evangelho simples do Novo Testamento. 

Clique na imagem abaixo e verá alguns endereços de algumas igrejas que já seguem este princípio bíblico de sermos apenas cristãos e usarmos apenas o nome de Jesus.




Se deseja continuar este estudo e fazer este curso completo basta entrar em contato com Alcides pelo whatsApp (87)9-9165-3842


Leia também:








Nenhum comentário:

Postar um comentário