quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

A Bíblia - A Palavra de Deus - Lição 1



 INTRODUÇÃO AO CURSO DEIXE A BÍBLIA FALAR


Aula de Introdução ao curso



Veja o conteúdo que irá aprender!

Informações do curso! Basta clicar no símbolo do PDF abaixo!





Antes de iniciar - Responda a esse formulário sobre sua jornada espiritual!







Muito bem! Agora vamos as aulas!

A BÍBLIA - A PALAVRA DE DEUS


INTRODUÇÃO:

Muitas pessoas têm um respeito vago e generalizado pela Bíblia, mas poucos têm uma firme convicção de que a Bíblia é para ser a absoluta autoridade em matéria de religião e vida.

A BÍBLIA – SUA INSPIRAÇÃO



À medida que folhearmos e lermos a Bíblia, nós podemos observar que do começo ao fim ela se apresenta como se tivesse realmente sua origem em Deus, fazendo essa afirmação ousada mais de 3.800 vezes em sua primeira divisão principal, o Velho Testamento (Levítico 19:1; Isaías 1:10; e Ezequiel 1:1,3, etc). A segunda divisão principal, o Novo Testamento, confirma a autoria divina do Velho Testamento (Mateus 5:18; 2 Timóteo 3:16 e 1 Tessalonicenses 2:13), e também alega que os escritos nele contidos foram orientados pelo Espírito Santo de Deus. (1 Coríntios 2:13 e 2 Pedro 1:21). 

    Ao fazer estas afirmações, a Bíblia afirma ser a história dos tratos de Deus com o homem e o registro da vontade divina para o ser humano. Um dos seus principais propósitos é ensinar, repreender, corrigir e educar na justiça a fim de que "o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17).

A Bíblia não foi escrita por Deus no sentido dele ter redigido cada palavra da mesma, mas por ter sido unicamente ele que orientou os escritores a fim de que o seu conteúdo fosse verídico. Isto leva o aluno interessado a perguntar: "Quais são as evidências de que essas tão faladas afirmações da Bíblia são verdadeiras?" Deus não se contradiz nem é inconsistente.
         O mesmo se aplica à Bíblia. Embora escrita por cerca de 40 homens, num período de aproximadamente 1.500 anos, A Bíblia é um livro consistente.

Reis, profetas, pastores, fazendeiros, pescadores, coletores de impostos, médicos, generais, homens ricos, pobres, com e sem cultura, escreveram os 66 livros da Bíblia sobre os magníficos temas de Deus, do homem, da natureza, do nosso mundo futuro, do propósito da história, da moralidade e da salvação.

  Ainda assim, seus escritos são completamente harmoniosos, o seu conteúdo se desenvolve de maneira homogênea, o que seria uma impossibilidade sem a orientação unificadora de Deus.


2 Timóteo 3.16,17

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

  • Útil porque funciona. Ela ensina -- sobre o casamento, sobre pais e filhos, salvação, igreja, uma vida feliz, etc. Ela corrige -- lendo a Bíblia eu vejo onde estou errado, o que eu preciso mudar, etc. Ela educa -- a Bíblia me mostra a melhor maneira de viver, o caminho certo nesta vida.
2 Pedro 1.16-21

De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade.
Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: "Este é o meu filho amado, em quem me agrado".
Nós mesmos ouvimos essa voz vinda do céu, quando estávamos com ele no monte santo.
Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações.
Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,
pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

2 Pedro 1:16-21


  • Eles não inventaram e nem estavam se referindo a nenhuma invenção quando escreveram. Então se basearam em que para escrever? Ele exemplifica especificando um evento (v.17, 18).
  • Quanto das Escrituras vem de homens? Veja versículos 20 e 21.
  • Da mesma maneira que os profetas, os apóstolos foram guiados pelo Espírito Santo naquilo que escreveram – João 14.25-2616.12-15.
  • Deus / Jesus ► Espírito Santo ► Homens (Profetas e Apóstolos) ► A Palavra.
  • A definição bíblica de inspiração é, em termos simples, “Deus foi a causa ou é o autor da Bíblia”.
  • A Bíblia é a Palavra de Deus no sentido que se originou com Ele, embora falada por homens.

A BÍBLIA – SUA EFICÁCIA

1 Tessalonicenses 2.13

Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que creem.
  • Para que a palavra de Deus faça alguma diferença e seja eficaz em sua vida, você precisa crer nela.

Hebreus 4.12

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.


  • A Bíblia corta, em que sentido? Numa comparação entre um “bisturi” e a palavra, os dois cortam para tirar o mal. O médico corta para tirar um tumor e a Bíblia corta para tirar o pecado de nossas vidas.
  • Há resultados visíveis na vida espiritual das pessoas que da Bíblia se apropriam.
  • Nenhum livro humano fez mais do que a Bíblia tem feito na transformação de indivíduos, leis, sociedades e do mundo.
A BÍBLIA – CONHECÊ-LA E SEGUI-LA É ESSENCIAL
Malaquias 2.7-9; Oséias 4.6; Provérbios 29.18

"Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca todos esperam a instrução na lei, porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.
Mas vocês se desviaram do caminho e pelo seu ensino causaram a queda de muita gente; vocês quebraram a aliança de Levi", diz o Senhor dos Exércitos.
"Por isso eu fiz que fossem desprezados e humilhados diante de todo o povo, porque vocês não seguem os meus caminhos, mas são parciais quando ensinam a lei. "
Malaquias 2:7-9

Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.
Oséias 4:6


Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei!
Provérbios 29:18

  • A palavra de Deus protege o povo, abençoa as pessoas, Isto não só no passado, mas ainda hoje, concedendo as pessoas um alto padrão moral de comportamento.
  • E a sociedade pode ser melhorada com o estudo, com a leitura, com o ensino da Palavra de Deus, desde que este ensino seja fiel ao que está escrito.


João 8.31-32

Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
João 8:31,32

  • Ao falar sobre o discípulo verdadeiro, Jesus indica, implicitamente, a existência do “discípulo não verdadeiro”. Quem é o discípulo verdadeiro? Jesus diz. É aquele que PERMANECE firme NA PALAVRA de Jesus.

Colossenses 1.9-10

Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.
E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e
sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,
dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.
Colossenses 1:9-12

  • Paulo pediu a Deus em oração que os cristãos tivessem mais conhecimento e sabedoria espiritual “a fim de viver de modo digno do Senhor, para Seu agrado”.
  • Ninguém vai poder viver de modo digno, agradável a Deus sem conhecer a vontade de Deus revelada na Bíblia.
  • Não há outro livro no mundo inteiro que nos revele a vontade de Deus, a não ser a Bíblia.
  • E por isto é necessário ler e estudar a Bíblia.

João 12.47-48

"Se alguém ouve as minhas palavras, e não as guarda, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.
Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.
Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar.
João 12:47-49

  • No dia do juízo final este livro será usado para avaliar as pessoas aprovando-as ou reprovando-as.
  • Nós temos que estudar a Bíblia, é muito importante.

  • Estude este livro e procure praticá-lo para ser aprovado.

A BÍBLIA – EU POSSO ENTENDÊ-LA?

Efésios 3.4-5
Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo.
Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,
Efésios 3:4,5
  • Os apóstolos não escreveram para ocultar, mas para revelar. Portanto, é possível entender a Bíblia.
QUAL A MAIOR EVIDÊNCIA PARA SE CRER QUE A BÍBLIA REALMENTE É A PALAVRA DE DEUS?


AS PROFECIAS EXATAS DA BÍBLIA
     
As profecias da Bíblia referem-se principalmente a vinda de Cristo. Damos a seguir algumas delas. Note o significado dessas profecias. Quase todos os aspectos da vida de Cristo foram preditos muito antes de sua vinda.

        Por exemplo, a profecia de Isaías 53 prediz no verso 2 a humanidade de Jesus, no verso 3 a sua rejeição, nos versos 4 a 6 o seu sacrifício pelos pecados da humanidade, nos versos 7 e 8 o seu julgamento, nos versos 8 e 9 a sua morte com os maus (os dois ladrões) e o seu enterro com os ricos (no túmulo do homem rico, José de Arimatéia) e nos versos restantes do capítulo, a profecia é ainda ampliada.

     Como poderia Isaías prever com tanta exatidão tantas informações sobre Jesus no ano 700 antes de Cristo?

        Este é apenas um exemplo da lista. Todas as profecias a respeito de Cristo são evidências fortes quanto à inspiração da Bíblia, mesmo sem considerar o fato de que muitas outras profecias também fazem parte dela.



PROFECIAS SOBRE CRISTO
       
 Todas as profecias mencionadas abaixo foram feitas de 1.400 a.C. a 420 a.C., tendo sido cumpridas durante o século I d.C.






ONDE ESCRITAS
AS PROFECIAS
ONDE CUMPRIDAS


Gênesis 49:10
Jeremias 23:5
SUA DESCENDÊNCIA

Da Tribo de Judá
Da linhagem de Davi


Mateus 1:2-3
Mateus 1:1,6



Miquéias 5:2
Isaías 7:14
SEU NASCIMENTO

Em Belém
De uma virgem


Mateus 2:1
Mateus 1:18-23



Isaías 40:3
Malaquias 4:5-6
SEU PRECURSOR

Voz no Deserto
Como Elias


Mateus 3:1-3
Mateus 17:10-13



Zacarias 9:9
Isaías 53:2
Isaías 53:3
SUA HUMILDADE

Montará num jumento
Sem Aparência
SuaRejeição


Mateus 21:1-9
Mateus 26:67-68
João 8:48; 9:34



Salmos 22:16
Isaías 53:9-12
Isaías 53:9
Salmos 22:18
Salmos 22:6-8
Isaías 53:4-6; 10-12
SUA MORTE

Crucificação
Com os maus
Sepultado com os ricos
Sorte sobre suas roupas
Desprezado
Sacrifíciopelopecado

João 19:16-19
Mateus 27:38
Mateus 27:57-60
João 19:23-24
Mateus 27:39-40
1 Pedro 2:24-25
2 Corintios 5:21


Salmos 16:10
SUA RESSURREIÇÃO

Atos 2:24-32


Daniel 2:31-44
Isaías 9:6-7
Isaías 2:2-3
SEU REINO

Nos dias do 4º Reino Romano
A começar de Jerusalém
Sobre o trono de Davi
Para todas as nações

Marcos 1:15
Colossenses 1:13
Lucas 24:46-47
Marcos 9:1
Atos 1:8; 2:5
Atos 2:30-36
Atos 10:35




Estudamos apenas algumas das evidências da autoria divina da Bíblia, mas existem muitas outras, tais como a atração universal exercida pela Bíblia, a sua singularidade, sua descrição perfeita do caráter e obra de Jesus, e o fato de sua mensagem a respeito do Pai e de Cristo ser a única solução adequada para o problema do pecado.
      O peso cumulativo de toda a evidência da autoria divina da Bíblia é assombroso.


UM ponto importante!!

Existe muito questionamento se a Bíblia chegou até nós realmente preservada.
Alguns dizem que ela sofreu alterações ao longo do tempo.
Será isso verdade?



Sabemos que não.

Vamos aqui expor um bom estudo que nos dá a segurança em saber que a Palavra de Deus foi completamente preservada para nós.

A CONSERVAÇÃO DA BÍBLIA
         
A segunda parte do estudo desta primeira lição refere-se ao modo como a Bíblia chegou até nós, conservada cuidadosamente através dos séculos. 
        O Velho Testamento, a primeira parte da Bíblia, começou a ser escrito cerca de 1.400 a.C. em hebreu antigo. A última parte, o Novo Testamento, foi escrita no primeiro século d.C., em grego antigo.



 
  Escrito em Hebraico                              Escrito em Grego
  Velho Testamento                                 Novo Testamento


Resumindo: O Velho Testamento foi escrito em hebraico e o Novo em grego.

Entretanto, séculos depois, você tem nas mãos uma cópia exata da Bíblia em sua própria língua, traduzida por especialistas em idiomas da antiguidade.



      Como podemos ter certeza de que a Bíblia de hoje contém a mesma mensagem de Deus que os escritores inspirados escreveram há mais de 1.900 anos?


                           



A - MANUSCRITOS ANTIGOS


        Sabemos que a Bíblia que existe hoje foi conservada com toda exatidão porque temos cópias manuscritas da mesma nas línguas originais com mais de mil anos. Três dos mais famosos dentre esses documentos são: O Manuscrito Sinaítico, escrito em cerca de 340 d.C., hoje em Londres; o Manuscrito Vaticano, escrito em cerca de 350 d.C., que se encontra em Roma; e o Manuscrito Alexandrino, do século V, também atualmente em Londres. Existem outrossim três


outros documentos datados do século V. Os manuscritos de Efraemi, Beza e Washington.

Manuscrito Sinaítico



                                                                     Manuscrito Vaticano


Manuscrito Alexandrino



MANUSCRITOS EM LÍNGUAS ORIGINAIS

              Além disso, milhares de outros manuscritos antigos e pergaminhos bíblicos nos idiomas hebreu e grego dão testemunho quanto à exatidão da Bíblia.


B - TRADUÇÕES ANTIGAS
       
São muitas as traduções antigas da Bíblia que confirmam a exatidão dos manuscritos e do texto bíblico atual. Incluídas entre eles estão a Vulgata, uma tradução para o Latim feita por Jerônimo em 405 d.C. e outras traduções em siríaco, egípcio, etíope e armênio, todas feitas entre o III e o VI séculos. Há ainda outras traduções e centenas de cópias antigas. 
      A Bíblia poderia ser reproduzida hoje através dessas traduções que remontam quase ao tempo dos apóstolos.


C – CITAÇÕES ANTIGAS
       
Os escritos de ministros da igreja do I, II e III séculos podem ser lidos ainda hoje. Eles citam livremente a Bíblia e alguns, possivelmente, os escritos originais do Novo Testamento. Fontes acreditadas declaram que se o Novo Testamento fosse completamente destruído ou se perdesse, poderia ser reproduzido em sua totalidade através das citações feitas por esses primeiros escritores.
        O fato dos manuscritos antigos, traduções e citações da Bíblia terem sido transmitidos de geração em geração através dos séculos, permitiu que ela chegasse até nós inalterada em sua essência. Como prova disso, foi recentemente encontrada várias cópias e pergaminhos antigos da Bíblia, entre eles a mais completa, uma cópia do livro de Isaías, tudo isso perto do Mar Morto, na Palestina, datando de 100 a.C., entretanto quando comparada com o texto do livro de Isaías contido na Bíblia atual, ela é virtualmente Idêntica ao mesmo. Assim, pela providência de Deus “a palavra do Senhor permanece eternamente” (1 Pedro 1:25).



 


CONCLUSÃO
     
O estudo da origem da Bíblia é uma experiência emocionante. Vemos Deus como seu divino autor, conforme evidenciado pelo retrato fiel do próprio Deus. Estudamos também os seus ensinos verdadeiros, sua unidade e indestrutibilidade, e as profecias. Ela é a mensagem inspirada de Deus transmitida à alma do homem, cuidadosamente conservada para todas as gerações em milhares de manuscritos antigos, traduções e citações.

        A Bíblia está agora em suas mãos e você começou a estudá-la. Vai ver que o seu conteúdo na próxima lição é ainda mais interessante e proveitoso do que o estudo da sua origem.


  • A Bíblia é inspirada por Deus
  • A Bíblia é útil e eficaz
  • Conhecer e seguir a Bíblia é essencial
  • Eu posso entender a Bíblia
  • As profecias da Bíblia são exatas e provam que ela veio de Deus
  • A Bíblia não foi alterada.
  • Portanto, DEIXEMOS A BÍBLIA FALAR, abrindo-a e lendo-a!

SEMINÁRIO TEOLÓGICO EBNESR

Curso de Teologia Bíblica: DEIXE A BÍBLIA FALAR
MÓDULO 1


Aula em vídeo.












Clique para abrir os slides dessa lição



Leia mais sobre a formação da Bíblia Sagrada!



 Completou esta lição! PARABÉNS!

Agora clique abaixo para partir para a lição 2!


LIÇÃO 2 - COMO ESTUDAR A BÍBLIA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário