segunda-feira, 6 de julho de 2015

A BÍBLIA É UMA AUTORIDADE COMPREENSÍVEL

Sim - você pode entender perfeitamente a Bíblia.



Algumas pessoas tentam provar que a Bíblia não pode ser compreendida. 

Elas citam às vezes 2 Pedro 3:15-16, onde Pedro diz que os escritos de Paulo contêm “certas coisas difíceis de entender” como prova disso. Entretanto, a passagem não diz que todas as coisas são difíceis de entender, mas apenas “certas coisas”, concluindo-se então que a maioria das Escrituras é fácil de ser entendida.

O versículo também não diz que estas “algumas coisas” não podem ser compreendidas, mas apenas que são difíceis para a nossa compreensão, deduzindo-se assim que elas podem ser entendidas. O versículo diz: “Os ignorantes e instáveis” não entendem, e deturpam as Escrituras.
         A própria finalidade das Escrituras prova que elas podem ser compreendidas uma vez que foram escritas:

(1) para serem lidas e obedecias por todos e

(2) para esclarecerem a todos.



(1) As Escrituras foram preparadas para serem lidas e obedecidas por todos.

João escreveu para que todos os incrédulos as lessem (João 20:30-31). 

Paulo dirigiu suas epístolas a todos os membros da igreja (Romanos 1:7; 2 Coríntios 1:1-2 e Filipenses 1:1). Ele deu ordem para que estas epístolas fossem lidas para toda a igreja (1 Tessalonicenses 5:27 e Colossenses 4:16). Obediência completa foi pedida a todos os leitores e ouvintes das Escrituras (Deuteronômio 31:12 e 2 Tessalonicenses 3:14).

         As Escrituras foram então escritas para serem lidas e seguidas por todos. 

Por que escrever para quem não pode compreender? Por que pedir obediência para aquilo que não pode ser entendido? 

Deus com certeza não pede o impossível; portanto todos podem entender as Escrituras.

(2) As Escrituras foram escritas para esclarecerem a todos e não para confundir. 

João escreveu a respeito de coisas nas quais seus leitores pudessem crer e não sobre o que pudesse provocar incredulidade (João 20:30-31).
Paulo disse especificamente a todos os membros da igreja em Éfeso: “pelo qual quando lerdes, podeis compreender o meu discernimento no mistério de Cristo” (Efésios 3:4).

         Como é natural, a Bíblia foi escrita para esclarecer os ensinamentos verbais.

Por exemplo, Lucas escreveu seu evangelho para que o leitor tivesse certeza das coisas que lhe fossem ensinadas verbalmente (Lucas 1:3-4).
         Os habitantes da cidade de Beréia leram o que estava escrito para ver se a palavra de Paulo era verdadeira (Atos 17:11).
Paulo escreveu para explicar o que havia ensinado verbalmente sobre a apostasia da igreja (2 Tessalonicenses 2:2-5). Como se vê, a palavra escrita era muito mais fácil de entender do que o ensino oral.

         As Escrituras afirmam então, vigorosamente, que elas esclarecem em lugar de confundir e podem ser entendidas por todos. Uma vez que são compreensíveis, todos têm a oportunidade de aprender toda a vontade de Cristo. A Bíblia é de fato uma autoridade completa e suficiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário