sábado, 6 de abril de 2024

O Significado da Igreja Bíblica - Lição 1

 

Seja bem-vindo(a) a um importante estudo sobre a Igreja Bíblica!

Veja o que estudaremos!

PROGRAMA DO CURSO:
Lição 1- O Significado da Igreja Bíblica
Lição 2- A Igreja Planificada
Lição 3- O Início da Igreja
Lição 4- Como Identificar a Igreja
Lição 5- Termos para Designar a Igreja
Lição 6- A Organização da Igreja
Lição 7- Entrando na Igreja
Lição 8- O Louvor da Igreja
Lição 9- O Trabalho da Igreja
Lição 10- A Unidade da Igreja
Lição 11- O Credo da Igreja
Lição 12- A História da Igreja
Lição 13- A Restauração da Igreja
Lição 14 - A Volta de Cristo para a Igreja
Lição 15 - A Atual Igreja Bíblica


LIÇAO 1 - O SIGNIFICADO DA IGREJA BÍBLICA


Parabéns! Tendo você feito um estudo sério da Bíblia, agora começa uma etapa mais profunda da nossa série. Que Deus abençoe o seu estudo e lhe dê sabedoria para utilizar estas informações em sua própria vida.

INTRODUÇÃO

Há espalhadas pelo mundo inteiro, muitas obras impressionantes, criadas pela inteligência dos homens – As pirâmides como outras maravilhas da antiguidade, telas dos mais famosos pintores, belas cidades como Brasília, pontes, represas e as demais construções modernas, são o resultado da criatividade de grupos de idealistas, desenhistas e engenheiros. 

E claro que nada disso existe por acidente, mas ao contrário, nascem de um propósito definitivo.

De igual modo, a criação da Bíblia Sagrada, da Salvação que temos em Jesus Cristo e da igreja que Jesus prometeu edificar (Mateus 16.18) não foi casual, mas uma complementação do eterno propósito do nosso criador.

A IGREJA – O POVO ESCOLHIDO



E, quanto devemos apreciar tudo isso, inclusive a Palavra de Deus e sua Casa – o povo escolhido por Deus para constituir a Igreja! Por sabermos que a igreja existia na mente de Deus desde os primórdios dos tempos, sua importância é limitada hoje em dia, 2.000 anos depois da sua instituição. 

A igreja teve suas origens em Deus, sendo por Ele planificada e prometida desde a criação dos homens. A igreja do Novo Testamento não foi concebida, ou construída, acidentalmente, derivada de um pensamento tardio na mente de Deus, nem surgiu em substituição por qualquer outro plano divino que, porventura, não tivesse sido realizado. 

É óbvio que Deus desejava a existência da igreja e por isso, ela se tornou parte integrante do plano divino para redimir um povo eleito de um mundo pecaminoso. 

E qual será a função deste povo escolhido por Deus?

Servir ao Senhor aqui no mundo e viver para sempre com Ele lá nos Céus.

A SUMA IMPORT NCIA DA IGREJA

Neste curso queremos pesquisar minuciosamente sobre a igreja como apresentada na Bíblia, sabendo que ela é de suma importância no plano permanente do Criador.

Ninguém que conheça a Palavra de Deus negaria a existência de uma igreja. Mas, qual igreja, dentre as muitas? E, donde teria vindo? 



Estas perguntas, e muitas outras, sempre surgem, sendo respondidas das mais diversas maneiras através dos séculos. Os resultados são: Milhares de denominações e seitas distintas, cada qual dando uma resposta diferente às perguntas acima. Mas, as respostas dos homens não impostam. Vamos juntos procurar na Bíblia a resposta certa, pois a Palavra de Deus é a verdadeira fonte de informações divinas.


A IGREJA BÍBLICA NÃO É:



Bem, para descobrir o que é a igreja, comecemos primeiro com uma pesquisa sobre o que ela não é.

- A igreja bíblica não é denominacional ou inter-denominacional. Para sua
confirmação, leia Efésios 1.22 e 5.27, Colossenses 1.18 e 1 Coríntios 1.13 e 3.4-9. 

- Não é uma seita (Efésios 4.4-6), nem organização política ou social, nem um templo feito pelas mãos dos homens, mas uma casa espiritual, conforme 1 Pedro 2.5.

- A igreja descrita na Bíblia não é Católica, no sentido do uso atual da palavra. A igreja Católica de hoje, situa-se entre as mais antigas da história do cristianismo, mas não existia na época do Novo Testamento. Pesquisa sobre isso em todos os capítulos da sua Bíblia e verifique o que afirmamos.

- A igreja da Bíblia não é Protestante ou Evangélica, porque as Igrejas Protestantes começaram por volta dos séculos Quinze e Dezesseis, mais de 1.400 anos depois do início da igreja original da Bíblia! 

- A igreja que encontramos na Bíblia não é judaica, pois esta é exclusivista, enquanto a igreja de Jesus é uma entidade universal e ininterrupta, que chama a si todos os povos da Terra, segundo Isaías 2.2-5. 

- Nem é espírita, porque o movimento do espiritismo contemporâneo (Kardecismo, etc) surgiu na Europa nos últimos séculos e o de baixo espiritismo na África há muitos séculos, e não em Jerusalém, conforme exigem Isaías 2 e Atos 2. 

Nenhuma destas entidades se encaixa no plano de Deus, porque a igreja Bíblica foi edificada pelo próprio Jesus aproximadamente no ano 30 D.C. (Leia Mateus 16.18 e Atos 20.28 sobre este ponto).

SIGNIFICADO DA PALAVRA IGREJA

Então, se a igreja de Jesus não é nada daquilo que acabamos de discutir, o que será ela? 



A maioria das pessoas não conhece a igreja porque não entende qual é sua verdadeira natureza. Consequentemente, não aprecia a sua importância no plano de Deus, nem a sua função. Mas a Bíblia explica claramente o significado da igreja. 

A palavra “igreja” vem da expressão grega antiga, “ekklesia”, que significa “os chamados”. Por isso, sabemos que a igreja é um corpo de pessoas, as quais foram chamadas do mundo para entrarem no Reino do Filho amado de Deus (Colossenses 1.13). 

É a propriedade espiritual de Cristo (1 Coríntios 12.27), constituída por aqueles que obedeceram a Cristo (Hebreus 5.8-9), e assim, salvos por Ele (Marcos 16.16) e acrescentados à Sua Igreja. 

Em outras palavras, a igreja é constituída por seguidores de Cristo, os quais obedecem aos Seus mandamentos e retribuem com fidelidade a Sua graça e o Seu tremendo amor para com eles.



A palavra “igreja” aparece na Bíblia em dois sentidos. 

Primeiro, o sentido universal – ou seja, uma igreja para todos os séculos e todos os povos. Isso é o que Cristo queria explicar quando disse: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18). 

E, ainda há muitas outras passagens, nas quais a palavra igreja é usada com o mesmo sentido. Conforme a promessa de Jesus em Mateus 16.18, a Sua igreja continuava entre todas as terras e raças através dos séculos – o majestoso Reino Eterno de Jesus, então estabelecido de uma vez por todas! 

Se ela existe hoje da maneira exata que foi iniciada e seguindo a doutrina e amor padrão por Jesus concedido, esta será a mesma (e única) que Ele afirmou edificar.

Segundo, a igreja é também mencionada no sentido local. Por exemplo, quando o Apóstolo Paulo escreveu à igreja de Roma, ele falou sobre as várias congregações: “As igrejas de Cristo vos saúdam” (Romanos 16.16). 

Paulo não estava falando sobre diversas denominações, mas sim, sobre um número de congregações locais da Igreja do Senhor. 

Para entender isso mais claramente, verifique que as Escrituras falam da mesma igreja, mas em diversos lugares – Corinto, Éfeso, Filipos, etc. (1 Coríntios 1.2, Efésios 1.1, Filipenses 1.1).

Tudo isso é um ponto de confusão para algumas pessoas, pois foram condicionadas a pensar na igreja apenas como uma, ou mais, denominações. E, este sentido da palavra definitivamente não se encontra na Bíblia.

Nos casos já mencionados, temos congregações da igreja original, separadas geograficamente, nas várias cidades, mas todas unidas em um só corpo – a igreja universal. 

A unidade e organização da igreja são fáceis de entender e aplicar, se usarmos apenas as definições encontradas na Bíblia, em vez de inventar as nossas próprias definições.

O QUE É A IGREJA BÍBLICA

Para entendermos melhor o significado da igreja, podemos descrevê-la nos seguintes termos bíblicos:

1. O Corpo de Cristo. 


A igreja é o corpo espiritual de Jesus, sendo Ele a sua Cabeça (Efésios 5.23). Há apenas um corpo (Efésios 4.4). E, este único corpo é a igreja da Bíblia (Colossenses 1.18).

2. A casa de Deus. 



A palavra “casa” nas Escrituras sugere a necessidade de uma família, a qual nos ajuda a entender que a igreja nos ajuda a entender que a igreja é a verdadeira família de Deus. Em 1 Timóteo 3.15 o Apóstolo Paulo diz que a casa de Deus é a igreja do Deus Vivo. Deus é o nosso Pai e nós somos os Seus filhos (Gálatas 3.26,27; Efésios 1.3).

3. O Reino de Deus (ou de Cristo). 


Leia João 18.36 e Atos 8.12, por exemplo. A palavra “reino” demonstra a necessidade de um rei, Cristo (Apocalipse 1.5). Porém, para ser um rei, Jesus precisa de um reino. Sabemos que este reino já existe (Atos 8.12, Apocalipse 12.10). Os seus súditos somos todos nós, Seu território é o mundo e Sua lei o Novo Testamento. Na era cristã, a igreja de Jesus é o Seu reino e os Cristãos dele fazem parte (Mateus 16.18-19, Colossenses 1.13. Efésios 3.6).

4. A Vinha do Senhor. 


Cristo é a videira e cada cristão é um ramo, dependendo inteiramente de Jesus para seu sustento (João 15.1-8). A ideia principal nesta figura é de permanecer na vinha de Cristo e dar fruto espiritual para o Senhor.
(Observe que as muitas igrejas do mundo não são os ramos da videira
espiritual, mas sim, os cristãos individualmente).

5. O Rebanho do Senhor. 


Jesus afirmou ser o Bom Pastor, sendo os Seus seguidores o rebanho espiritual ou, as ovelhas (João 10.18). A igreja conhece a Jesus como o seu próprio Pastor e obedece a Sua voz.

6. O Caminho de Deus. 


Em João 14.6 Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Quem se liga a Jesus anda também no Seu caminho. É por isso que a igreja foi chamada O Caminho nas páginas do Novo Testamento (Atos 19.9 e 24.14).

7. A Família de Deus. 


Lemos em Efésios 3.15 que a igreja é conhecida por sua confraternização e seu intenso amor uns aos outros. Veja também João 13.35, Colossenses 2.2, 1 Pedro 1.22 e 1 João 4.21. 

A igreja de Deus, por sua natureza, é uma relação familiar, com os direitos e deveres de uma verdadeira família. 

Em vários sentidos, todos os membros desta família têm responsabilidade para com todos os outros membros, assim como as normas de uma família que se respeita mutuamente (Gálatas 6.1-6, 1 Coríntios 12.26).

8. O Templo de Deus. 



A igreja e os seus membros são o templo (santuário) de Deus, conforme 1 Coríntios 3.16-17 e 1 Pedro 2.5. 

O templo de Deus não é uma catedral ou templo material, edificado com tijolos, mas sim, um templo vivo, construído por Jesus, a grande Pedra Angular ou Fundamental (Atos 4.11-12, 1 Pedro 2.6), e nós, os membros, somos pedras vivas, as quais compõem o templo da Bíblia.

9. O Sacerdócio de Deus (1 Pedro 2.5-9). 


Jesus, neste novo sistema cristão, tornou-se nosso Sumo sacerdote, sendo nós os Seus auxiliares diretos (ou sacerdotes), conforme Apocalipse 1.6. 

É verdade que há poderosas religiões atuais que seguem outros sistemas, tais como hierarquias autoritárias, presidenciais, apostolados, etc., mas esses não se encaixam dentro dos ensinamentos bíblicos a respeito da igreja.

10. Raça e Nação Santa (1 Pedro 2.9). 


Toda pessoa batizada em Jesus, com o batismo bíblico (sepultamento em água, conforme Romanos 6.3-6) baseado na sua fé e arrependimento dos pecados, torna-se cidadão na Nação Santa, do Novo Israel e do Povo Eleito de Deus nesta época cristã. Todas estas expressões significam a Igreja de Jesus!

CONCLUSÃO

Portanto, é a igreja do Novo Testamento significativa e digna de estudo detalhado? Achamos que sim e por isso, esperamos a sua cooperação neste curso. Então, mãos à obra, prezado estudante! 

Vamos pesquisar com corações abertos a maravilhosa igreja de Jesus nas próximas doze lições. 

Segue abaixo videoaulas para ajudar no seu estudo!


Aula 1



Aula 2



Aula 3



Responda ao exercício abaixo para confirmar sua aprendizagem!

EXERCÍCIO






LIÇÃO EM PDF



E por favor!
Qualquer dúvida não deixe de compartilhar comigo!

Alcides - WhatsApp (87)9-91653842







Nenhum comentário:

Postar um comentário