sábado, 27 de abril de 2024

Como Identificar a Igreja - Lição 4

 




INTRODUÇÃO

O que você faria primeiro, ao tentar localizar uma pessoa desaparecida há muito tempo, talvez com amnésia? Naturalmente, você usaria todos os meios para identificá-la – número da sua carteira de identidade, nomes dos seus antecedentes, endereço, anterior, impressões digitais, cor de cabelos, altura, peso, profissão, etc.



Apenas depois de achar a pessoa que se encaixasse dentro de todo o padrão de identificação, você o aceitaria como o verdadeiro “fulano de tal” que procurava.

QUAL É A IGREJA GENUÍNA?

Da mesma maneira, há muitas igrejas, de denominações e seitas no mundo – uma confusão enorme que nos deixa perplexos. E conforme a Bíblia, apenas uma, entre todas, é a verdadeira...Como é que você pode saber qual é a igreja genuína, aquela que o próprio Jesus edificou há quase 2.000 anos?


Qual é a verdadeira ou, serão todas autênticas?

Bem, é necessário utilizar todas as maneiras possíveis para uma identificação completa da igreja verdadeira e depois, comparar com ela as diversas igrejas atuais. Apenas depois de uma comparação cuidadosa pode-se achar a real.



E apenas depois de comparar aquela igreja com os padrões de identidade nas páginas do Novo Testamento, pode-se confirmar que aquela é a autêntica igreja da Bíblia.

A IDENTIFICAÇÃO DA IGREJA

A Bíblia nos fornece todos os indícios para a identificação da verdadeira igreja. Portanto, vamos abrir as nossas Bíblias para encontrá-los:



1. Como já estudamos, foi o próprio Cristo que estabeleceu a igreja original – Mateus 16.18

2. Ela foi estabelecida em Jerusalém – Lucas 2.45-49, Atos 1.8; 2.5 e 2.47.

3. A data da sua origem foi aproximadamente o ano de 30 D.C., 50 dias depois da Páscoa quando Jesus morreu, ou seja, o Dia de Pentecoste. Isto se vê em Atos 2, falando sobre onde e quando começou a igreja.

4. Foram usados vários nomes, ou expressões, para identificá-la, mas todas tendo uma relação direta e familiar com Jesus e Deus. (Veremos a próxima lição sobre este ponto.)

5. Seus seguidores foram chamados membros do corpo de Cristo, discípulos, cristãos, etc., títulos estes que enalteciam o nome do Senhor – Atos 11.26, 26.28, 1 Pedro 4.16.

6. Sendo a igreja um corpo espiritual, Cristo é o único cabeça da igreja – Colossenses 1.18. Na figura de um corpo humano ou físico. Ele é a sua cabeça, o manancial de toda sua força espiritual. 

Há presidentes, padres, papas, pastores e outros dirigentes das igrejas atuais, mas estas posições de autoridade não se encontram na Bíblia. Jesus é o nosso Sumo-sacerdote, o único cabeça sobre a igreja. 

Não há lugar hoje para qualquer outra suprema autoridade, sendo ela presidente, papa, ou apóstolo.

7. Há apenas UMA igreja bíblica: “Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação...” (Efésios 4.4). 

Mas, o que significa o corpo mencionado neste versículo? 

Ele é a igreja, conforme Colossenses 1.18. Portanto, se há somente um corpo e ele é a igreja de Jesus, há também uma igreja nas páginas do Novo Testamento. 

O único sentido plural da palavra “igreja” é no caso de congregações em diversas localidades geográficas. Jesus orou pela unidade absoluta dos Seus seguidores (João 17.21-23). 

A igreja deve ser uma só, nos dias de hoje e para sempre, conforme a oração de Cristo e os ensinamentos em 1 Coríntios 1.10-13 e Efésios 4.3-6 e 13.

8. A Bíblia contém informações sobre como receber a salvação e entrar neste único corpo de Jesus. Estes incluem, logicamente, fé em Cristo (Hebreus 11.6), arrependimento dos nossos pecados (Atos 17.30 e 2.38), confissão da nossa fé em Jesus (Romanos 10.9-10), e imersão em água para remissão dos pecados (Marcos 16.16, Atos 2.38). 

Uma vez que alguém seja salvo, é também acrescentado à igreja e nascido no corpo de Jesus. Também, Romanos 6.3-4, Gálatas 3.26-27 e 1 Coríntios 12.13 ensinam que somos batizados em Cristo e na Sua igreja. 
Através da nossa obediência a estes mandamentos, ou condições, nascemos no corpo, que é a igreja. Verifique em João 3.3-5 e Efésios 4.4.

9. O louvor da igreja bíblica é diferente do da maior parte das igrejas de hoje, sendo conforme os ensinamentos e exemplos específicos do Novo Testamento. 

Os Cristãos se reúnem no primeiro dia de cada semana (Atos 20.7), cantando hinos de adoração e instrução (Efésios 5.19), orando em conjunto (Atos 2.42) e lendo e estudando as Escrituras (2 Timóteo 2.15, 1 Timóteo 4.13, Atos 2.42). 

Participam do partir do pão, que significa a Ceia do Senhor (Mateus 26.26-30, 1 Coríntios 11.17-34, Atos 2.42 e 20.7) e contribuem para o serviço do Senhor, com uma parte generosa dos seus bens materiais (1 Coríntios 16.2, 2 Coríntios 8.1-9). 

É um louvor simples, mas prestado a Deus, em Espírito, verdade, decência e ordem (João 4.23-24, 1 Coríntios 14.40). Não há na igreja bíblica, liturgia complicada, cerimônias riquíssimas e muito tradicionais (do ponto de vista humano), nem casualidade. Não há barulho, confusão ou desordem, mas sim, devoção sincera, a qual surge de corações puros e cheios de fé.

10. A doutrina da igreja é baseada apenas na Bíblia. É aceita sem acréscimos, cortes, ou substituições (Apocalipse 22.18-19, Gálatas 1.6-11). 

A Bíblia Sagrada é o único credo da igreja. Outros livros “oficiais” – revelações “especiais”, manuais, listas de regulamentos, missas, ou outros credos exigidos pelos homens – são rejeitados pela Bíblia. Pois, a lei do Senhor é suficiente para nosso louvor e conduta (2 Timóteo 2.15 e 3.15-17, Salmo 19.7-11).

11. A igreja é organizada conforme o esquema de Deus. Como já explicamos, Cristo é o seu único cabeça (Efésios 5.23). As congregações e os membros são responsáveis diante de Cristo. Porém, cada congregação tem os seus próprios bispos (presbíteros, anciãos, ou pastores, sempre no plural). 

Esta é sua única organização oficial, conforme 1 Timóteo 3 e Tito 1. A igreja do Senhor não tem matriz, sede própria, ou cabeça, aqui na Terra, nem hierarquia, diretoria, ou outras organizações inventadas pelos homens.

12. A missão da igreja tem três aspectos. Sua tarefa é:
(a) pregar o Evangelho a toda criatura (Mateus 28.19-20, Marcos 16.15-16),
(b) ajudar aos enfermos e necessitados (Gálatas 6 e Tiago 2),
(c) edificar os seus membros na fé (Hebreus 3.12-14, Mateus 28.19-20).
A sua missão não é ação social ou política em si, mas espiritual e benevolente.

13. Os membros da igreja vivem segundo os ensinamentos do Novo Testamento. Eles não amam ao mundo (1 João 2.15, Tiago 4.4), mas pelo contrário, produzem o fruto do Espírito em suas vidas: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.22-23). 

Produzir este fruto espiritual é a obrigação de cada membro individualmente. Cada cristão é a igreja e, se o Espírito de Deus estiver em sua vida produzirá consequentemente, as características acima mencionadas. Por exemplo, se ele tem domínio sobre os seus desejos, se é bom e fiel, a igreja terá as mesmas características.

14. A igreja, através dos seus membros, é conhecida universalmente por seu intenso amor, conforme João 13.35: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”. A qualidade e quantidade, do seu amor cristão são de suma importância na vida da igreja bíblica, além da sua doutrina. 

Os resultados de um nível muito elevado de amor genuíno serão: paz e unidade entre os membros (Efésios 4.3, João 17.21), uma capacidade de perdão e aceitação mútua, generosidade, caridade, sensitividade à missão da igreja e outras características que sempre destacarão a igreja bíblica como uma entidade muito fora do comum. 

Se os cristãos tiverem estas características, não haverá dúvidas em qualquer comunidade que a igreja genuína de Cristo existe hoje em dia. Todos vão saber qual é a igreja verdadeira e louvor, mas também, através do exemplo dos seus membros.

CONCLUSÃO

Estes são alguns dos indícios verdadeiros para a identificação da igreja de Jesus Cristo.
Todos foram tirados da Bíblia (o padrão perfeito).

Compare estes com os da sua própria igreja, perguntando a si mesmo:

- Quem estabeleceu a minha igreja ou denominação?

Foi edificada por Jesus, ou por outros?

Quando foi fundada? (Se ela começou antes, ou depois, da data aproximada de 30 D.C., não pode ser a igreja original de Jesus).

Qual o nome da minha igreja? (Se não usa o nome de Deus ou de Cristo, como é que Lhes pertence?)

Qual a organização da minha igreja? 
Há presbíteros guiando o seu trabalho, ou há um pastor, dirigindo, quase sozinho, os afazeres da igreja e autorizado por outros homens?

Como me tornei membro da minha igreja – através de um novo nascimento do Espírito e da água, ou através de uma votação dos membros, “experiência” ou “visão”?

E o nosso louvor? É simples, decente, em ordem e segundo os mandamentos do Novo Testamento?
Será que os membros participam semanalmente da Ceia do Senhor?...

E assim as perguntas podem continuar, quase que ilimitadamente... O importante é que você pode, e deve continuar comparando sua igreja com todos os pontos acima apresentados.

E pode também comparar qualquer religião com estes pontos bíblicos. Temos certeza que as divergências existentes entre as muitas igrejas e a bíblica saltarão aos seus olhos.

Será que é essencial seguir fiel e perfeitamente os ensinamentos de Jesus sobre a vida cristã e a igreja?

Deus nunca permitiu a atitude de “não importa; todos estão seguindo a Deus”. Há centenas de passagens na Bíblia onde Deus exige obediência irrestrita. 

Destes muitos versículos, um é suficiente para indicar a essencialidade da obediência total:

“Hoje o Senhor teu Deus te manda cumprir estes estatutos... guarda-os, pois, e cumpre-os de todo o teu coração e de toda a tua alma” (Deuteronômio 26.16).

Se você descobrir, através destas lições, que sua igreja não é a única e verdadeira da Bíblia, então tenha coragem e determinação. Deixa-a, aprenda a verdade do Novo Testamento, obedeça-a e pertença ao corpo verdadeiro de Jesus. Assim, você fará parte da gloriosa igreja do Senhor, a qual Ele comprou com Seu precioso sangue e através da qual Ele concedeu a salvação eterna.


Video 1




Vídeo 2




Vídeo 3





Vamos ao Exercício!!






Baixe essa lição em PDF!!
Clicando abaixo.












Imagens
FOTO 1 – CURSO DA IGREJA
FOTO 2 – maisrelevante.com.br
FOTO 3 – colegioweb.com.br
FOTO 4 – br.freepick.com
FOTO 5 – ids.org
FOTO 6 – defendendoafecrista.wodpress.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário