sábado, 27 de abril de 2024

Batismo - Verdades além das águas - Quem deve ser batizado e quando? - Lição 5

 


Vídeo 1



Vídeo 2


Vídeo 3



Primeiro: Quem deve ser batizado?

Também podemos fazer esta pergunta assim: 

Quem pode se candidatar ao batismo?

Lembra-se do que Pedro disse ao final do seu sermão no dia de Pentecostes? Atos 2:38 “arrependei-vos e cada um de vós seja batizado.” 

Uma pessoa que não está arrependida dos seus pecados não é um candidato ao batismo. Lucas também falou a respeito daqueles batizados no dia de Pentecostes. 

Atos 2:41 “… os que lhe aceitaram a palavra foram batizados…” 

Isto quer dizer que para ser batizado primeiro é preciso ouvir e aceitar a mensagem da salvação, o evangelho de Jesus. Se não aceitou a mensagem, não deve ser batizado. O batismo não é forçado. O batismo vem com a decisão da pessoa para aceitar a mensagem e a pessoa de Jesus.

Quando chegaram ao Brasil, os católicos batizaram (aspergiram, na verdade) os índios que nem sequer entendiam ainda a língua dos padres.

–  ou  seja,  eles  não  aceitaram  a  mensagem.  Na  verdade,  eles  nem se arrependeram – e como poderiam se arrepender sem sequer entender a mensagem que fala da necessidade de arrependimento?

E as crianças, elas precisam (ou devem) ser batizadas? 

Hoje tanto católicos como algumas igrejas evangélicas batizam crianças. A criança pode se arrepender? A criança não tem pecado para se arrepender.

Não há nenhum exemplo na Bíblia de uma criança sendo batizada. Jesus ensinou que elas são puras e inocentes e, portanto, salvas. Jesus diz em Mateus 19:14: “Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.” Inocentes! Jesus já tinha dito antes em Mateus 18:3: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.” 

Inocentes!

Existe um princípio de responsabilidade sobre as suas próprias ações. Considere que há pessoas que pensam no pecado original de Adão e Eva dizendo que todo ser humano herda esse pecado de Adão e nasce já precisando ser salvo desse pecado. 

Mas a Bíblia nos ensina que os filhos não serão punidos pelos pecados dos pais. Veja Ezequiel 18:19-20: 

“Mas dizeis: Por que não leva o filho a iniquidade do pai? Porque o filho fez o que era reto e justo, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso, certamente, viverá. A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.” 

O filho não leva o pecado do pai. O filho não sofre o castigo pelo que o pai fez.

O apóstolo Paulo fala em Efésios 2:1 a respeito de ganhar a nova vida e qual é a razão por que precisamos dela. “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.” 

Paulo disse que Cristo deu-lhes vida por que eles estavam mortos nos delitos e pecados de Adão? 

Paulo disse que receberam vida de Jesus por que estavam mortos devido aos pecados dos seus pais? 

Não, Paulo disse que estavam mortos pelos próprios delitos e pecados, e que Jesus Cristo deu-lhes vida. A responsabilidade é individual.

Então, que idade a pessoa deve ter para ser batizada? 

Bem, é preciso ter chegado ao entendimento do pecado e que se é um pecador perdido. É necessário ter certa responsabilidade individual. É preciso ser capaz de entender a mensagem do evangelho. Cada criança é diferente. Cada criança se desenvolve num ritmo diferente. Há até pessoas especiais que nunca alcançam a “idade da razão”. 

Eu creio que a Bíblia não nos dá uma idade específica devido às diferenças que há entre cada um de nós. Os pais de menores de idade devem estar atentos e ensinar a seus filhos sobre Deus e as coisas de Deus. E quando eles atingirem ao redor dos 10, 11 ou 12 anos, eles serão capazes de entender e tomar uma decisão responsável. 

Lucas também registra em Atos 8:12: “Quando, porém, deram crédito a Filipe que os evangelizava a respeito do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados…” 

É preciso aceitar a mensagem, acreditar nela antes de ser batizado. Felipe disse ao eunuco que ele estava evangelizando em Atos 8:37 quando este pediu o batismo: “… É lícito se crês de todo o coração.” E ainda, em Atos 18:8, Lucas escreveu: “… muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.”

Uma pessoa que foi batizada da forma errada ou pelo propósito errado deve ser batizada de novo. Paulo disse há um só batismo em Efésios 4:5, e assim não é preciso ser batizado de novo. Bem, na verdade o que Paulo estava falando é que há um só batismo válido. O batismo válido deve ser feito da forma e pelo propósito que Jesus instruiu. 

Temos o caso em Atos 19 de doze homens que receberam instruções erradas sobre o batismo e foram batizados (imergidos). O apóstolo Paulo perguntou a eles: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram?” Eles responderam: “Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo.” Atos 19:2 

O batismo que Pedro ensinava desde o dia de Pentecostes incluía o perdão o dom do Espírito Santo (Atos 2:38). Paulo surpreendeu-se com estas palavras e continuou perguntando: “Então, que batismo vocês receberam? E eles responderam: O batismo de João.” Atos 19:3 Não era o batismo de Jesus, em nome de Jesus; em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, para receber perdão dos pecados e o dom do Espírito Santo. 

Paulo então explica para eles: “O batismo de João foi um batismo de arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus.” Atos 19:4 Qual deve ser a reação de alguém que recebeu o batismo errado? “Ouvindo isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.” Atos 19:5 

Se você foi batizado errado, pelo propósito errado, ou da forma errada, você deve corrigir este erro sendo batizado na forma e pelo propósito certos. Você quer estar perante Deus algum dia e explicar para ele por que você, sabendo que foi batizado da forma errada ou pelo propósito errado, não corrigiu seu erro?

Tomara que você tenha uma boa desculpa, mas não consigo imaginar o que poderia servir.

Quando é que alguém deve ser batizado?

Infelizmente, mesmo nas denominações que imergem nas águas como a Bíblia ordena, há muitas que não creem na essência fundamental do batismo para a salvação e assim, divergindo da Bíblia, demoram dias, semanas, meses ou até anos para permitir que alguém que queira se batizar seja batizado. 

Vamos deixar que as Escrituras falem e respondam a esta pergunta.

No dia de Pentecostes em Atos 2:41 lemos: “... foram batizados; havendo um acréscimo naquele dia...” Alguém poderia argumentar: “Impossível! Não havia tempo nem água suficiente para batizar tantas pessoas em um só dia a menos que tenha sido por aspersão!” 

Bem, Jerusalém era uma cidade grande e havia mikvás(tanques) e fontes espalhadas pela cidade. Lembre-se também que, apesar de ser difícil para uma única pessoa batizar outras três mil, naquela ocasião estavam lá os doze apóstolos (Atos 2:14). 

A pregação teve início às 8 ou 9 horas da manhã, portanto, houve tempo mais que suficiente para batizar três mil pessoas. Os samaritanos também foram batizados logo na hora que creram.

Atos 8:12 “Quando, porém, deram crédito…, iam sendo batizados…”. Isto significa que à medida que iam crendo na mensagem, eles também iam sendo batizados. O eunuco etíope pediu para ser batizado na mesma hora. Atos 8:35-38 Ele disse: “… Eis aqui água, que impede que seja eu batizado? … e Filipe batizou o eunuco.”

Paulo demorou três dias para ser batizado. Mesmo assim quando Ananias chegou e falou para ele que deveria ser batizado, ele não se demorou mais. Não podemos esperar que alguém queira ser batizado sem que saiba da necessidade do batismo. 

Atos 9:9,17-18 (22:16) “... a seguir levantou-se e foi batizado. “… Por que te demoras…”

Pedro mandou que fossem batizados na água Cornélio e toda a sua casa, e podemos entender que foi algo imediato. 

Atos 10:44-48 “E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo.” Lídia e sua casa em Atos 16:14-15: a frase “depois de ser batizado...” indica que não houve demora.

Também o carcereiro, como já vimos, em Atos 16:30-33: “… naquela mesma hora da noite… a seguir foi ele batizado, e todos os seus.” Em Atos 18:8: “… muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados”, logo em seguida.

Em todos os casos mencionados, o batismo dos que ouviram e creram no evangelho deu-se ainda durante o primeiro contato dos pregadores com seus ouvintes. A maioria deles eram judeus, mas nem todos.

O que justifica tamanha urgência? 

Talvez, à luz da Bíblia, a resposta seja a consideração a uma outra pergunta: 

Quando alguém se torna salvo? 

Quando alguém deve ser batizado? Imediatamente! Foi sempre assim na Bíblia. 

Nunca houve uma espera nos exemplos bíblicos uma vez que a pessoa entendia o batismo segundo o desejo de Deus.

O que é que isto indica sobre o propósito do batismo? 

Talvez seja melhor perguntar o seguinte:

Por que eles sempre batizaram imediatamente? 

No caso do carcereiro (Atos 16:33), ele e sua família foram batizados à meia-noite. Eita, na escuridão, no perigo da noite, e na água fria! Por que não esperaram o sol nascer, se o batismo fosse algo opcional? 

Por que há igrejas que mudam a sequência das coisas, colocando o discipulado antes do batismo? 

Mateus 28:18-20 “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”

Fazer discípulos: Jesus mandou, portanto é preciso ensinar. O que que ele disse que devemos fazer depois de batizar em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo? O que vem depois? “… ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” Mateus 28:20 

O que acontece nas igrejas é o contrário. Eles ensinam todas as coisas (que o pastor acha por bem ensinar) antes de batizar. 

Por quê? 

Porque eles consideram que os que levantam a mão, aceitam Jesus, convidam-no para entrar em seu coração, fazem a oração do pecador ou algo semelhante, já são salvos sem o batismo. 

Mas estas coisas – como levantar a mão, aceitar Jesus, convidá- lo para entrar no coração ou fazer a oração do pecador – não se encontram na Bíblia. Na Bíblia, o batismo no momento da salvação acontece imediatamente quando alguém quer ser batizado. 

Qual é a sua prática? Não deve ser igual ao ensinado na Bíblia?


Conclusão

Quem deve ser batizado e quando? Todo aquele que quer ser salvo e seguir Jesus até o lar celestial deve ser batizado imediatamente. Deve ter fé em Jesus e sua mensagem, obedecer o evangelho, arrepender se dos seus pecados, confessar Jesus como seu Senhor, pois não é possível ter Jesus como salvador sem aceitá-lo como seu dono e ser batizado (imergido) na água pela autoridade de Deus para perdão dos pecados e para receber o dom do Espírito Santo. 

Assim, salvo, deve-se continuar servindo a Jesus fielmente até a morte. Apocalipse 2:10b “Sê fiel até a morte e dar te ei a coroa da vida.” 

Você já fez tudo isto? 

Você quer ser salvo?







Nenhum comentário:

Postar um comentário