domingo, 28 de junho de 2015

AS DIVISÕES DA BÍBLIA EM ÉPOCAS - ERA PATRIARCAL

1. ERA PATRIARCAL

Começou com a CRIAÇÃO
Sua base era a FAMÍLIA
E durou até a lei de Moisés

Nesta primeira época, que começa a partir da criação, Deus revelou-se aos chefes das famílias, chamados patriarcas, de onde vem o nome “Era Patriarcal”.

O primeiro livro, Gênesis, abrange esta era. (Para uma rápida recapitulação desta e da Era Judaica, leia o sétimo capítulo de Atos).

A Era Patriarcal cobre acontecimentos importantes como a criação do homem (Gênesis 1), o pecado de Adão e o seu castigo (Gênesis 3), a destruição do mundo pelo dilúvio (Gênesis 6), etc.    

Esta era também permite um vislumbre do plano de Deus para salvar o pecador. Depois de Adão ter pecado, Deus prometeu que no futuro viria alguém que dominaria Satanás e o pecado (Gênesis 3:15).

DEUS FEZ PROMESSAS A ABRAÃO


1. Que a partir dele formaria uma grande NAÇÃO
2. Que essa nação herdaria uma TERRA
3. E que esse povo seria uma BENÇÃO PARA O MUNDO
Mais tarde, Deus fez uma tríplice promessa a Abraão, homem temente a Deus. Os descendentes de Abrão iriam: 
(1) se tornar uma grande nação, 
(2) receber terras, e 
(3) abençoar todas as nações da terra (Gênesis 12:1-3; 22:18). 
O Filho de Abraão, Isaque, teve um filho chamado Jacó, que mais tarde recebeu o nome de Israel. Israel, por sua vez, teve doze filhos cujos descendentes se tornaram as doze tribos de Israel.

 Tempos depois, a fome forçou os israelitas a se mudarem para o Egito (Gênesis capítulos 45 e 46) e os egípcios acabaram por escravizá-los (Êxodo 1:7-11).


 Deus finalmente escolheu Moisés para libertar os judeus e guiá-los até a terra de Canaã (Êxodo 3:1-10). A nação de Israel e a posse da terra de Canaã cumpriram as duas primeiras partes da promessa feita a Abraão (Josué 21:43-45). 


A terceira parte da promessa de que todas as nações seriam abençoadas foi finalmente cumprida em Jesus Cristo, um dos descendentes de Abraão (Gálatas 3:13-29). O sacrifício de Cristo pelo pecado e seus maravilhosos ensinos são verdadeiramente uma benção para todas as nações.





Nenhum comentário:

Postar um comentário