segunda-feira, 29 de junho de 2015

AS DIVISÕES DA BÍBLIA EM ÉPOCAS - ERA JUDAICA


De uma família - a família de Abraão - 
para uma NAÇÃO
A nação de ISRAEL

E durou até: A Cruz

       A Era Judaica abrange aproximadamente 1.500 anos, indo desde os dias de Moisés até a morte de Jesus na cruz. Com exceção do livro de Gênesis, esse período inclui todo o Velho Testamento e também a vida de Cristo no Novo Testamento. O Velho Testamento é especificamente dirigido à nação judaica (Deuteronômio 5:3), de onde surgiu o nome “Era Judaica”.

A LEI DOS JUDEUS

Depois de Moisés ter libertado o povo do cativeiro egípcio, deus deu a Moisés a sua lei no Monte Sinai (Êxodo 20:31), para governar a nação tanto no aspecto religioso como político. As regras básicas desta lei foram gravadas em pedra e chamadas de Os Dez Mandamentos (Deuteronômio 5:1-21).
       Os Dez Mandamentos e as outras leis morais, religiosas e civis formaram uma única aliança ou lei (Levítico 24:22). Os judeus eram severamente castigados quando desobedeciam a qualquer parte dessa lei (Deuteronômio 28:58-61).
A lei teve como propósito preparar o povo judeu para a vinda de Cristo (Gálatas 3:24-25).



 A HISTÓRIA DOS JUDEUS

Após serem governados por Juízes durante 450 anos, os judeus pediram que Deus lhes desse um rei e ele finalmente concordou. Durante o reinado de Saul, Davi e Salomão, Israel progrediu em poder, riqueza e glória. A nação prosperou tanto porque seu povo foi fiel a Deus (I Reis capítulos 3 e 4).
Salomão e o povo caíram porém mais tarde em idolatria e Deus puniu os judeus, dividindo o reino e empobrecendo a nação (I Reis 11:1-13). As dez tribos do norte foram chamadas “Israel” e as duas do sul “Judá”.
Deus permitiu que Judá e Israel fossem conquistadas e o povo levado para o cativeiro várias vezes (2 Reis 17; 24:10-17 e 2 Crônicas 36:20). As dez tribos de Israel acabaram de tal forma dispersas no mundo que perderam completamente sua identidade. Mas, Judá permaneceu e manteve sua identidade. Por que? Porque assim o quis a providência de Deus. Cristo, o Messias, veio através da linhagem da Tribo de Judá e especificamente do rei Davi (Atos 13:22-23).


 OS PROFETAS JUDEUS

A obra dos profetas tornou-se mais destacada com a aproximação da vinda do Salvador. Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel e os outros profetas advertiram o povo para que se mantivesse fiel a Deus ao mesmo tempo que profetizavam a vinda de Cristo. Muitas destas profecias sobre Cristo foram mencionadas na lição 1.
Antes do fim da era judaica, Jeremias profetizou que nos últimos dias Deus substituiria a antiga aliança por outra nova e diferente (Jeremias 31:31-34). A era do Messias e a nova aliança são os temas principais de todos os profetas. De fato, a Era Judaica consistiu num preparo constante para uma era nova e melhor que se seguiria
A era cristã.


Essa postagem é parte do curso bíblico O QUE A BÍBLIA DIZ.
Veja o conteúdo do curso completo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário